Atividade: Linguagem científica

From OLPC
Jump to: navigation, search

Atividade: "A TERRA É AZUL !"

Ciclo d'agua

Quarto ciclo do ensino fundamental.

Recomendações para o Professor

  1. Conexão Internet
  2. Conhecer os sites recomendados
  3. Preparar um blog para a turma

Prévia*

Para ser realizado antes das atividades no computador.

O professor deverá estimular os alunos para que desenhem o Planeta Terra, apenas com as informações iniciais que eles já possuem.

Pós 1

Para ser realizado após as atividades no computador.

O professor poderá dinamizar um debate com os alunos, a partir da leitura em voz alta dos comentários de cada um sobre os trechos sugeridos.

Atividades nos computadores

"A Terra é azul!"

A Terra á azul.jpg


Quarta-feira, 12 de abril de 1961. Às 9h07min (hora local) um jovem cosmonauta russo, de 27 anos, 1,58m de altura e 69 quilos, espreme-se na cápsula espacial Vostok I, uma esfera desconfortável com menos de 2,50m de diâmetro, que será lançada rumo ao espaço por um foguete de mesmo nome. Seu nome: Yuri Alekseyevich Gagarin, major e piloto da Força Aérea Soviética. Local: o "cosmódromo" em Baikonur, no Casaquistão (Ásia Central). Missão: realizar, pela primeira vez na História da humanidade, um vôo em órbita da Terra.

Sua missão durou 1h48min. Das 10h às 10h13min Moscou perdeu contato com a Vostok I. Reiniciadas as comunicações, às 10h32min a nave de descida se separou do foguete propulsor e começou a reentrada na atmosfera numa queda vertiginosa a quase 30.000 Km/h. O atrito com as camadas mais altas da atmosfera elevou a temperatura externa da cápsula a mais de 1000 graus Celsius. Às 10h55min Gagarin foi ejetado da cápsula e desceu de pára-quedas em Saratskaia (Sibéria), são e salvo. Terminava com um final feliz o primeiro vôo orbital.

Yuri Gagarin.jpg

Yuri Gagarin, cosmonauta soviético, primeiro homem no espaço

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a viajar pelo espaço. Iria viver um sonho inspirado sessenta anos antes pelo cientista russo Constantin Tsiolkowsky, que no início do século XX já tinha arquitetado a base da astronáutica moderna. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia se juntaria à teoria. Já em 1945, os conquistadores do espaço entravam nos céus.

É uma corrida entre as duas superpotências, os Estados Unidos e a União Soviética. Desde o início os soviéticos ficam na dianteira. Em 1957 lançam o primeiro satélite artificial, o famoso Sputnik.

Quatro anos depois lançam um novo foguete, o Vostok I, dessa vez com um homem a bordo.

Primeiro foram insetos, depois ratos, depois um cachorro. Dessa vez é um homem. Yuri Gagarin viu o planeta Terra do espaço e as palavras de verdadeira admiração, causadas pelo impacto de tão inesquecível visão, foram: “A terra é azul!”

Sua viagem espacial durou pouco mais de uma hora e meia, o suficiente para fazer uma volta em torno do globo. O suficiente para Gagarin ser recebido em triunfo. Em Moscou, a multidão fica tão entusiasmada como ficou no final da Segunda Guerra Mundial. De certa forma, Gagarin foi tão importante como Cristóvão Colombo.

Fontes:

  • TV Cultura - Alô Escola
  • Astronomia - carj.com.br (adaptação)

A exclamação de Yuri Gagarin: “A Terra é azul!” se deve ao fato de que ele ficou agradavelmente surpreso com a imagem que viu.

Imagine que Gagarin pudesse ter ficado decepcionado, então ele diria:

Oh, puxa vida, a Terra é azul...

Ou então: que ele tivesse se assustado...

Meu Deus, a Terra é azul!!!

Ou, ainda, que ele tivesse ficado aliviado com a visão...

Ah, ainda bem que a Terra é azul!

Desenhe o planeta Terra, utilizando o Editor de Imagens e pinte-o de cores diversas, imaginando de que ele é feito... Você pode utilizar também o Programa Squeak para desenhar o nosso planeta, e movimentá-lo.

  • Vamos observar algumas comparações que são feitas no texto:

Comparação 1

A multidão ficou entusiasmada com:

o final da Segunda Guerra Mundial porque o povo havia sofrido muito e, além do mais, todo final de guerra é comemorado com alegria pela população.

o feito de Yuri Gagarin porque foi uma vitória do conhecimento humano, através do desenvolvimento tecnológico e científico dos soviéticos (hoje, russos).

e... tanto um quanto o outro evento foram muito significativos para a História da Humanidade.

Comparação 2

A importância de:

Cristóvão Colombo é porque ele foi o capitão que comandou a expedição espanhola que ‘descobriu’ a América do Norte.

Yuri Gagarin é porque ele foi o primeiro homem a ‘passear’ pelo espaço.


e... tanto um quanto outro podem ser considerados heróis de verdade, porque cada um em seu tempo foi um ‘descobridor’.


Nesse trecho de letra de música, Caetano Veloso conta como viu, pela primeira vez, numa revista, as fotos da Terra, feitas por Gagarin.

O detalhe curioso dessa história é que o compositor estava preso, nesse momento, em um quartel no Rio de Janeiro.

Estávamos em plena ditadura militar!

Para saber mais, entre no site http://www.caetanoveloso.com.br/.

Quando eu me encontrava preso
Nas celas de uma cadeia
Foi que eu vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens
Terra, Terra
Por mais distante o errante navegante
Quem jamais te esqueceria?”
(...)
Terra - Caetano Veloso

Visões

Imagine as duas visões que esses homens tiveram:

Yuri Gagarin viu a Terra do espaço, "ao vivo'; e Caetano Veloso viu a fotografia da Terra numa revista, de dentro de uma prisão... e pense nas sensações e reações que eles tiveram.

Sistema.jpg

Para ver mais imagens da Terra, procure em: http://www.guiageo.com/planeta-terra.htm e http://www.imagens-terra.com/.

Crie um grupo de discussão, e proponha aos seus colegas que cada um tente imaginar o que esses dois homens (Yuri Gagarin e Caetano Veloso) pensaram sobre a mesma imagem, em situações tão diferentes.

Ou...

Imagine uma conversa no ‘chat’, onde você seja o Yuri Gagarin e algum colega seu seja o Caetano Veloso. O que vocês conversariam?

Significados

Agora, se você quiser saber mais, procure o significado das palavras em: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx, ou na http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

  • Órbita
  • Propulsor
  • Vertiginosa
  • Atrito
  • Cosmonauta
  • Orbital
  • Astronáutica
  • Soviéticos

Você reparou numa expressão que está assinalada em vermelho, quando falamos do compositor Caetano Veloso?

Ditadura Militar

Você já ouviu falar em Ditadura Militar?

Sabe o que significou esse período na História do nosso país? Escreva aqui o que você sabe sobre esse assunto:


Vamos ler, agora, três explicações:

Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

O Regime Militar (Ditadura) foi instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964. Estende-se até o final do processo de abertura política, em 1985. É marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.

Num período de 21 anos, desde a deposição de Goulart, em 1964, até 1985, sucederam-se no poder cinco governos militares, todos empossados sem eleição popular.

Essas explicações acrescentaram alguma informação ao que você já sabia?

Procure mais informações sobre o período da Ditadura Militar no Brasil nos sites:

  1. http://www.historiadobrasil.net/ditadura/
  2. http://www.universia.com.br/html/materia/materia_dbgj.html
  3. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/Golpe64.htm
  • Compare as informações e verifique se há diferenças entre elas. Por que em alguns textos fala-se em "Golpe de 64" e, em outros, fala-se em "Revolução de 64"?
  • Escreva a sua opinião sobre esse período da nossa História recente e coloque no blog da sua turma. Comente por lá os textos dos seus colegas e peça que eles comentem o seu.

Pós 1*

  • Comente o que você entendeu desses dois trechos que aparecem a seguir, comparando-os. Apresente o seu comentário para a sua turma.
Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada...
É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


Dormia
A nossa Pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações.
CHICO BUARQUE DE HOLLANDA