Content/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search

Conteúdos

  Esta página é controlada pela equipe OLPC.
  Tradução de Content original  
  english | español | italiano | 日本語 | 한글 | português | русскый язык   +/- alterações  
Philosophy
Creating Content
Curating Content
Educational ideas
Activity ideas
Software ideas
Hardware ideas
Help Translating
Library
Content network
Repositories
Collections
modify 

O OLPC foi concebido à volta da ideia da partilha livre de conhecimento. O nosso objectivo é o de dar a oportunidade às crianças de partilhar e construir sobre aquilo que aprendem de todas as maneiras possíveis. Não devem existir barreiras para as crianças que pretendam recriar e construir sobre os recursos que lhes são dados.

O XO vai trazer um mundo de novas ideias, imagens e materiais ao alcance das crianças em todo o mundo. Também irá trazer às crianças e aos professores novas formas de colaborar, criar e tranformar os seus trabalhos ao longo do tempo. O nosso foco na colaboração como elemento fundamental da aprendizagem revela um compromisso com formatos de documentos editáveis, gestão de revisões, e atribuição de autoria e fontes.

Princípios

O XO disponibiliza às crianças novas formas de derivar conhecimentos a partir do mundo que os rodeia -- formas de gravar e experimentar, assim como formas de partilhar, comparar, e dar forma a ideias e trabalhos de outros. Esta colaboração deve ser transparente, com o histórico de contribuições e comentários, e o histórico de contribuições de cada criança, dando relevo à descrição dos trabalhos. A vários níveis, de agregados de portáteis a bibliotecas digitais nas escolas, as ferramentas OLPC para criar, armazenar e encontrar conteúdos foram concebidas para tornar a partilha fácil.

O OLPC também pretende disponibilizar acesso a bibliotecas de conhecimento, ideias, experiências e arte que outros criaram e tentaram, como uma janela para o mundo e como exemplos e referências sobre as quais construir. À medida que as crianças estudarem novas áreas e contribuirem com novas ideias e experiências, serão capazes de actualizar o seu conhecimento que partilham com todos à sua volta.

Criação

Redes de portáteis e servidores de escolas fornecem uma plataforma para partilhar quer conhecimento, quer novas ideias. O nosso foco é em como estas redes serão usadas para criar e descobrir novas coisas, e para construir novas comunidades de aprendizagem.

Projectos partilhados têm uma grande capacidade de envolver e inspirar o esforço criativo. Projectos partilhados entre pequenos grupos ajudam as crianças a descobrir a sua própria capacidade para ensinar e aprender. Os partilhados entre grupos de milhares têm o poder para criar ferramentas, artefactos, e recursos com uma diversidade, especificidade, e abrangência que não poderia de outra forma existir.

Até há pouco tempo, o simples custo da publicação e distribuição tornaram proibitiva a partilha de projectos e recursos educativos para além de uma escola. Redes de XOs, e as ferramentas de publicação que vêm com elas, tornarão possíveis o desenvolvimento e a livre partilha de materiais personalizada para cada local e cultura.

Rede

Todas as escolas OLPC farão parte de uma rede de conteúdos que se alargará a todo o país e mundo. Cada escola terá um servidor com uma biblioteca digital de materiais. Estes servidores de escola irão armazenar o que as crianças e os professores criarem, assim como colecções de todas as áreas, a partir de bibliotecas nacionais e museus, e de criadores de todo o mundo: de clássicos da arte, música, [mathematics|matemática] e literatura a imagens do mundo a manuais e textos.

Os servidores serão eles próprios janelas para repositórios maiores do que uma escola poderia albergar. Irão possibilitar a troca de materiais com outras escolas e com colecções em servidores nacionais e mundiais.

Os servidores irão fornecer ferramentas para colaboração entre e através de redes XO. Estas incluem um wiki para a partilha no desenvolvimento e localização de textos, e um servidor para armazenar e difundir gravações áudio e vídeo.

Curadores

Comparison and critique of shared work leads naturally to grouping and curation. Curation is integral to effectively finding and sharing content. Curators will help to present comprehensible subsets of reference materials and cultural archives, to the choice of core software tools for creation, to the organization and amplification across the network of great local collaborations.

The curation of content will be done at every level; children will learn to organize and curate knowledge by creating collections for themselves and for one another, and countries and teachers will curate collections for their children and students. The Journal and Library will let children tag materials and associate them with collections from the moment of creation.

A community of curators will help to identify and build collections of excellent resources for children in each subject, and to connect communities of XO users with communities in the wider world that are already creating and organizing free knowledge.


Sobre o conhecimento livre

(fazendo paralelismos com o manifesto open software)

Redes de XOs com bibliotecas nacionais trarão às crianças e às comunidades o acesso a um mundo de ideias extraordinárias, culturas, jogos, trabalhos criativos, e descobertas científicas. Irão possibilitar a participação imediata, a exploração, ou a simulação de muitas destas. O XO fornecerá também muitas ferramentas novas para gravar os ambientes e colaborações de cada um, e as crianças irão descobrir que têm contribuições originais para fazer. A produção de novos trabalhos, interpretações, e colecções variadas tais como as prórpias crianças, irão exigir que lhes seja dada a liberdade de partilhar e reutilizar o que aprenderem e criarem.

Por estas razões, e para ser coerente com os princípios que irão guiar o sucesso do nosso projecto, os conteúdos centrais da biblioteca OLPC devem:

  • Incluir o código fonte e permitir a sua modificação, para que os programadores e as crianças possam alterar o software e o conteúdo de acordo com a grande diversidade de necessidades que irão surgir.
  • Incluir uma descrição da sua criação, história, e co-autores, e ferramentas usadas para as criar, para que as crianças possam compreender o processo através do qual conteúdos e ferramentas são desenvolvidas, e poderem aprender a avaliar material baseado nas suas referências e origens.
  • Permitir a distribuição de cópias modificadas, de modo a que as liberdades que os criadores actuais e seus colaboradores utilizam para escalabilidade e sucesso permaneçam para futuras gerações de criadores.
  • Permitir a distribuição sem limitações -- individualmente ou como parte de uma colecção -- pois não podemos saber e não devemos controlar como o conhecimento e as ideias serão reutilizadas. À medida que as crianças melhorarem e aumentarem o conhecimento actual, as suas bibliotecas crescerão com elas.
  • Não exigir comissões ou outras taxas pela redistribuição ou modificação, pela economia e pragmatismo no contexto global do nosso projecto.
  • Não colocar restrições em conteúdos que acompanhem estes recursos. As licenças não devem limite o domínio público, direitos de autor, ou copyleft de conteúdos que podem ser distribuídos na plataforma. Um mundo inteiro de conteúdos deve ser aberto às crianças através deste projecto, e eles irão precisar de ser capazes de escolher deste.
  • Permitir que estes direitos passem para outros. Para este fim, o conteúdo de evitar licenças específicas ao OLPC ou às suas crianças. Embora estejamos a fornecer conteúdos agora, os utilizadores dos portáteis são os autores e os bibliotecários de amanhã, e será através deles que este corpo partilhado de conhecimento crescerá e será passado.
  • Apoiar e promover dados formatos de ficheiros abertos, que podem ser produzidos com ferramentas livres (ex., ferramentas de edição e design)
  • Evitar discriminação contra pessoas ou áreas de estudo, quer através de interfaces inacessíveis ou através de bias sistemáticos.

Desta forma poderemos fundar uma comunidade mundial de aprendizes e criadores, com competências e colaboração em larga escala, desenhando os seus próprios projectos e descobrindo formas de brincar e aprender de todos, com todos, para todos.