OLPC Brazil/Criando atividades web no OLPCWiki

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska



Antes de começar a criar e publicar atividades para o micro OLPC usando esse OLPCWiki leia essas informações importantes sobre direitos autorais. Elas se referem a Wikipédia mas são também aplicáveis aqui.

O uso do OLPCWiki é recomendado para conteúdo não muito grande, que pode ser colocado em apenas uma página (um artigo, um boletim, um conto etc.). Se você pretende tornar disponível para o OLPC um livro com capítulos, deve usar o formato DjVu que é suportado pelo Evince (leitor de documentos) que é uma aplicação nativa do micro OLPC.

Existem vários tutoriais em português sobre como usar um wiki. Vamos apresentar aqui um resumo básico para você começar sem maiores esforços. A medida que quiser sofisticar seu trabalho, descubra esse material fazendo uma pesquisa no Google, por exemplo.

Vamos partir do princípio de que você quer criar uma nova atividade, digamos um artigo que vai se chamar: "História Moderna" (seja lá o que isso signifique...). Você deve ir até a página principal da Biblioteca OLPC Brasil. Lá você encontra vários títulos de assuntos de atividades.


Wiki1.png

Clique em edit

Wiki2.png

Abre-se uma área onde você pode digitar. Tecle, embaixo da linha do título refente ao assunto da atividade que você vai criar, o título da sua atividade. Pode já existir o título que você ia escrever. Tente inventar outro. O título deve ficar entre duas chaves de cada lado como você pode ver na figura. Na parte de baixo da pãgina existe um botão escrito "Save page". Apertando-o você volta à página índice onde foi criado um link para sua atividade. Clicando no link você abre uma área onde pode começar a digitar seu texto. Apertando "Save page" você salva ele. Simples assim!



Se você quer criar um subtítulo coloque-o entre dois sinais de igual de cada lado. Edite essa página e veja como criamos esse:

Exemplo de subtítulo

Wiki3.png


Se você quer colocar uma figura tem que, primeiro, fazer um "upload" dela. Digamos que ela está numa pasta em seu disco chamada OLPC. Primeiro você clica em "Upload file" que é encontrado aí no lado esquerdo dessa página que você está lendo (penúltima linha). Na janela que se abre clique em "Procurar" e procure e clique o arquivo da tal imagem. Depois clique no botão "Upload file" dessa janela. Só isso.

Volte para a área de edição de sua atividade e, entre duas chaves, escreva: Image:nome-da-figura.jpg |frame |left. Edite essa página para ver como colocamos as figuras nela! Use sempre figuras pequenas pois toda a página vai ser vista numa tela de 640x480 pixels.

O básico é isso aí. Não tenha medo de errar. Se você fizer alguma bobagem nós estaremos acompanhando a colocação de novas atividades e daremos uma consertada. Você também pode tirar suas dúvidas fazendo perguntas numa das "listas" do OLPC Brasil.

É muito possível que o material que você criar hoje precisará de certos ajustes para ser visto no micro OLPC definitivo. Mas como a atividade será apenas de leitura de texto com figuras isso será tarefa simples.

Não sabe para onde ir a partir daqui? Sugerimos um dos links:

ou a página principal: OLPC Brazil