LSI

From OLPC
(Redirected from NATE-LSI)
Jump to: navigation, search
  english | português |한국어 HowTo [ID# 187295]  +/-  


A Instituição

O Laboratório de Sistemas Integráveis, fundado em 1975, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil, tem suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centradas em sistemas computacionais integrados. Como um pioneiro em muitas áreas de pesquisa, o LSI tem forte parceria com a indústria e intensa cooperação com instituições estrangeiras.

Entre os aproximadamente 250 membros do LSI, há 22 professores da Universidade de São Paulo, 43 pesquisadores e membros da staff do laboratório, 115 estudantes de pós-graduação, 64 estudantes de graduação e diversos colaboradores externos permanentes.

Homepage do Laboratório de Sistemas Integráveis

NATE (Núcleo de Aprendizagem, Trabalho e Entretenimento)

Voltado à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a Educação, o NATE tem apoiado a melhoria do ensino brasileiro através de projetos multidisciplinares que aliam, principalmente, engenharia e pedagogia. Atuante desde 2001, o NATE vem obtendo apoio de diversas instituições públicas e privadas tais como a Secretaria Municipal de Educação, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Matic Entretenimentos, Parque Cientec da USP, Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Homepage do NATE

Projeta UCA (Um Computador por Aluno)

O governo brasileiro escolheu o NATE para analisar a viabilidade da parte do projeto que está focada na confecção do hardware e software. Esta proposta quebra paradigmas ao ousar buscar caminhos para a fabricação de um computador portátil a um preço realmente acessível, indo de encontro à meta de inclusão digital fundamental para países com tantas desigualdades como é o caso do Brasil.

Também tem desenvolvido aplicativos para apoiar a educação e criou em 2006 equipes responsáveis por migrar softwares educionais feitos em java para a linguagem de programação padrão do XO: Python.

Equipe do Projeto

Coordenação Geral:
- Prof. Dra. Roseli de Deus Lopes

Gerente de Projetos:
- Irene Karaguilla Ficheman

Líder Técnico do Projeto:
- Alexandre Martinazzo

Equipe:
- Andre Mossinato
- Ho Tsung Yin (Johny)
- Joyce Alessandra Saul
- Leandro Coletto Biazon
- Nathalia Sautchuk Patrício
- Rafael Barbolo Lopes

Projetos

Links Relacionados

- Portal EduMusical
- Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Páginas Relacionadas

. LSI
. FACIL
. Editor Musical
. Oficina de Desenho
- LíNGUO
- Quebra-Cabeca Musical
- Jogo do Piano
- Quimera

Source Codes e Projetos em Desenvolvimento

- Fácil Facil is an HTML editor with a simple user interface. This a fully Python written vesion and uses GTK library. This software aims to be compatible with the OLPC's XO platform.
It is developed by NATE, from LSI-USP. NATE is part of LSI (Integrable Systems Laboratory) and stands for Learning, Work and Entertainment Research Group.
- Editor Musical
- Oficina de Desenho Colaborativa
- Quebra Cabeça Musical
- Jogo do Piano