XO: The Children's Machine/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Esta página é controlada pela equipe OLPC.
  Tradução de XO: The Children's Machine probable original version  
  english | deutschespañol日本語portuguêsfrançais   +/- alterações  


Apresentamos o laptop das crianças da One Laptop per Child — uma poderosa ferramenta de aprendizagem, criada especialmente para as crianças mais pobres que vivem nos lugares mais remotos. O laptop foi desenhado por especialistas da academia e da indústria, conjugando o talento extraordinário e a experiência coletiva de campo em todos os aspectos deste projeto humanitário e sem fins lucrativos. O resultado é uma harmonia singular de forma e função; uma máquina flexível, de custo ultra-baixo, energeticamente eficiente, responsiva e durável, com a qual muitas nações do mundo emergente podem saltar décadas de desenvolvimento — transformando imediatamente o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças.

Diferente de qualquer outro laptop construído

O laptop não é uma versão de baixo custo de um laptop moderno; o hardware, o software e a tela de um computador pessoal foram fundamentalmente reconsiderados. Diferente de qualquer outro laptop construído, o laptop...

  • Cria a sua própria rede de malha assim que desembalado. Cada máquina é um roteador completo e em tempo integral. As crianças, assim como sua família e professores — nas mais remotas regiões do globo — estarão conectadas, tanto umas com as outras, quanto cada uma com a Internet.
  • Possui uma tela de 7,5pol., 1200×900px, TFT, com uma resolução (200 dpi) superior a 95% dos laptops existentes hoje no mercado. Dois modos são disponíveis: um modo transmissível, em cores; e outro, modo refletivo de alta resolução, que é legível à luz do sol. Ambos consomem muito pouca energia: no modo transmissível, o laptop consome 1W, cerca de 1/7 do consumo médio de um laptop com tela LCD; e no modo refletivo, consome míseros 0,2W.
  • Pode seletivamente suspender a operação da sua CPU, o que torna possível uma economia ainda maior de energia. O laptop consome nominalmente menos de 2W — menos de 1/10 do consumo nominal de um laptop convencional; isto é tão pouco, que ele pode ter sua bateria recarregada usando a força humana. Esse avanço é crítico para meio bilhão de crianças que não têm acesso à eletricidade.

Software Livre

Para aumentar o desempenho e a confiabilidade mantendo o custo baixo, o laptop não é sobrecarregado com excesso de código; a “programatite” responsável pela lentidão, inconfiabilidade e preço de muitos laptops de hoje. Pretendemos que o laptop seja de inicialização instantânea — mais rápido do que qualquer laptop comercial hoje disponível — e muito rápido também em suas operações internas.

O laptop é uma fonte de informação aberta: o software livre dá a oportunidade para crianças terem uma máquina completa em todos os sentidos. Ainda que não esperemos que cada criança se torne um programador, nós também não queremos impor nenhum limite àquelas que desejarem modificar suas máquinas. Usamos formatos abertos pela mesma razão: dar transparência é dar poder. As crianças — e seus professores — terão a oportunidade de reformar, reinventar, e voltar a aplicar seu software, hardware e conteúdo.

A eletrônica da máquina da primeira geração começa com o processador AMD Geode de 400Mhz. Com 128MB de RAM dinâmica e 512MB de memória de flash NAND na placa. A BIOS é uma distribuição “esbelta” do Fedora Linux. A interface de usuário é especialmente projetada para apoiar colaboradores, tanto aprendendo quanto ensinando: cada atividade vem com uma rede de apoio de professores e crianças, assim o aprendizado não precisa ser um esforço isolado, solitário.

Características

Cada máquina possui uma câmera de vídeo/foto, três portas USB-2.0 externas, mais uma entrada para cartões de memória SD.

O 2B1 é habilitado para VOIP, criando assim outro elo entre usuários (tanto localmente como globalmente). Possui CSound, um software versátil, incrivelmente poderoso, de sintetização de música, que utiliza um codec completo de áudio (mais a rede de malha para performances musicais colaborativas). Tem alto-falantes estéreo internos, assim como uma tomada externa de entrada estéreo. O microfone é embutido e possui uma tomada externa que oferece outra característica rara: sensor de entrada. As crianças podem conectar nesta tomada qualquer sensor de dados tipo “feito-em-casa”, capacitando-os, por exemplo, a transformar suas máquinas em termômetros ou osciloscópios.

Fator de Forma

O fator de forma foi uma prioridade desde o início: o laptop não poderia ser grande, pesado, frágil, trivial, feio, perigoso, ou obtuso. Outro imperativo foi a distinção visual. Em parte, a meta é apelar fortemente aos usuários prioritários do laptop; mas a aparência distinta da máquina também tem sentido para diferenciá-lo de forma a desencorajar o tráfico do mercado cinza. Não haverá como se enganar sobre o que ele é, nem para quem ele é destinado.

O laptop tem o tamanho de um caderno e é mais leve que uma lancheira. Graças ao seu projeto flexível e à dobradiça “de transformação”, o laptop assume facilmente várias configurações: laptop normal, leitor de ebook, e gaming.

O laptop tem bordas arredondadas e macias. A alça integrada é calculada para crianças, assim como o teclado selado, de membrana de borracha. O novo touchpad extra-largo de ação dual funciona para apontar objetos (como o mouse) e para desenho e escrita manual.

Segurança e confiabilidade

O laptop está plenamente de acordo com a diretivas de RoHS (Restriction of Hazardous Substances, União Européia) e UL (Underwriters Laboratories Inc., Estados Unidos). Não contém nenhum material perigoso. Suas baterias de NiMH não contêm metais pesados tóxicos, e possui um aperfeiçoado sistema de controle de ciclos estendidos de carga-descarga. Tolera várias fontes de carga, como baterias automotivas, por exemplo.

Além da bateria — para uso doméstico, e onde energia elétrica não for disponível — o laptop pode ser carregado por carregadores manuais. Virá com pelo menos duas, de três opções: uma manivela, um pedal, ou um de cordão-de-arranque. É também possível que crianças possam ter uma segunda bateria para que esta possa ser carregada em tomadas múltiplas na escola, enquanto usam seu laptop durante a aula.

A experiência mostra que os componentes de um laptop mais prováveis de falhar são o hard drive e conectores internos. O laptop não tem hard drive para falhar e possui somente dois cabos internos. Como robustez adicional, as paredes plásticas da máquina tem 2mm de espessura, ao contrário dos normais 1,3mm. Suas antenas de rede de malha, que superam em muito o desempenho daquelas dos laptops típicos, funcionam também como coberturas externas para as portas USB, que também são protegidas internamente. A tela é também amortecida por “parachoques” internos.

O tempo de vida calculado do produto é, no mínimo, cinco anos. Para assegurar tal durabilidade, as máquinas estarão sujeitas a testes industriais destrutivos, assim como testadas no campo, pelas próprias crianças.

Um computador de verdade

Algumas figuras importantes da indústria de computadores desprezaram publicamente o laptop, tratando-o como um brinquedo desmantelado — um gadget. Um deles perguntou: “por que não conseguir um computador de verdade?” Exatamente! Estes mesmos indivíduos, agora, certamente aprenderam: nós, como uma associação sem fins lucrativos, fizemos algo fora do alcance deles — algo para as crianças do mundo.

Os comentários e críticas são, naturalmente, sempre bem-vindos à laptop.org.