OLPC Brazil/30 de agosto de 2006

From OLPC

< OLPC Brazil
Revision as of 03:42, 28 June 2008 by Cjl (Talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Current revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search


GoogleTrans-pt -English -Español -Français -‪中文(中国大陆)‬ -‪中文(台灣)‬ -Hrvatski -Česky -Dansk -Nederlands -Suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -Italiano -日本語 -한국어 -‪Norsk (bokmål)‬ -Polski -Български -Română -Русский -Svenska


IMPORTANTE: Procuramos não ser opinativos, nos restringindo a apenas apresentar fatos. Mas é claro que isso é impossível. Se quizer fazer algum comentário, clique na lingueta "discussion", edite e ponha seu comentário.


Contents

PALESTRA E DEMO NA UFSCar

A Prof.a Dra. Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora de tecnologia na educação do Colégio Bandeirantes de São Paulo proferiu uma palestra sobre o projeto OLPC e seu status no Brasil, no dia 16 de agosto na UFSCar. O evento foi patrocinado pelo movimento Sanca Livre.

Cristiana deu muita ênfase ao fato de que o projeto OLPC não se trata apenas da criação de um computador que custe US$ 100 mas de todo um novo enfoque pedagógico para o ensino básico e médio.

Entre outras coisas, o Jecel Assumpção Jr., que coordenou a demo, apresentou telas da possível versão futura do "Sugar" (a interface gráfica do sistema operacional do micro OLPC). Mostramos essas telas logo a frente .

O evento foi filmado e brevemente será disponibilizado on-line para que todos possam apreciá-lo.

Todos os participantes se mostraram muito interessados no projeto e dispostos a ajudar de alguma forma.

A Cristiana possui um blog no endereço linkado que recomendamos a todos os que se preocupam com a evolução dos métodos pedagógicos.

NOVA INTERFACE DO SUGAR

Você já deve ter visto algumas telas da interface do micro OLPC aqui no WikiOLPC Brasil, na página OLPC Brazil/Com açucar e com afeto.

Pois o Chris Blizzard liberou para divulgação a nova proposta de interface, em que não se usa mais o esquema de "divisórias" mas um "sistema de zooms".

Como você pode ver na figura, num terceiro nível de zoom aparecem todos os alunos da turma que estão acessíveis no Mesh. Através de "drag & drop" do próprio avatar se pode entrar ou sair de um grupo que esteja fazendo uma atividade "partilhável". Pode-se ver quem está "em volta" de cada atividade, quem está só etc.

As versões da interface "Sugar" já testadas e apresentadas "oficialmente"(?) ao público são chamadas de: "Sugar demo 1", "Sugar demo 2" e "Sugar demo 3".´Vamos aguardar para ver se o "sistema de zooms" será apresentado "oficialmente" como "Sugar demo 4" ou não.

NA LINHA DE MONTAGEM

Em recentes declarações à imprensa, Negroponte informou que, em novembro, a linha de montagem do micro OLPC estará pronta para funcionar e começarão a ser produzidas e distribuidas as chamadas "beta-machines".

Ele desmentiu que a primeira leva das máquinas vá para a Tailândia: "Só quando tivermos máquinas completas é que começaremos a negociar pedidos firmes. Até agora ninguém assinou nenhum compromisso com a OLPC Inc."

Quem já trabalhou em projetos de TI sabe que esse prazo de novembro deverá sofrer algum atraso. O que não tem a menor importância para o Brasil porque, devido às eleições, só quando tivermos o novo presidente eleito é que vai se poder voltar a falar de qualquer decisão oficial. O que deve ser lá pelo início de 2007.

Negroponte também voltou a comentar que o "laptop de 100 dólares" na realidade vai custar 140. "Nós temos um objetivo de chegar aos 100 em 2008.

(Foto publicada pela CNET Networks)

ENTREVISTA DA MARY LOU

Mary Lou Jepsen, a CTO (chief technology officer) da OLPC Inc. deu entrevista a revista eWeek falando, principalmente da tela do micro OLPC. Um resumo:

"A tela será um LCD (liquid crystal display) "repensado", não aquele que se conhece hoje."

"Normalmente demora 20 anos entre a criação de uma nova tecnologia de display e seu lançamento comercial. Nossa tela (recém criada) terá uma produção de 5 a 10 milhões no ano que vem e 50 a 100 milhões no ano seguinte."

"A tela tem uma resolução em preto-e-branco (1200 x 900) e outra em cores (640 x 480). Como o micro será muito usado ao ar livre em países muito ensolarados a legilibilidade teve de ser aperfeiçoada. Como em alguns lugares mais pobres também não existe eletricidade disponível nas casa à noite, a bateria tem de suportar a iluminação da tela para torná-la legível."

Mary lembrou que, em alguns testes no interior da África, as pessoas ficaram maravilhadas porque teriam luz em casa à noite - vinda da tela do micro.

A previsão da OLPC Inc. é de que 50% dos micros serão usados em lugares sem fonte de luz. A recarga da bateria será feita na escola que possuirá um gerador movido a energia solar - como visto na última edição desse Boletim.

(Fotos publicadas pela eWeek)

SIMULADOR "FÁCIL" PARA WINDOWS

Foi disponibilizada uma versão do simulador do micro OLPC para ser instalada e trabalhar como uma aplicação dentro duma tela em Windows (veja a figura). Não substitui o Windows! Você não precisa ter medo...

Sendo mais técnico: você baixa um arquivo que contém uma versão de um simulador de Linux chamado QEMU, o Linux Fedora adaptado para o projeto OLPC e a interface gráfica "Sugar". Basta um clique para tudo ser instalado na sua máquina.

Você encontra um tutorial passo a passo na página Windows com açucar.

A versão do Linux especial+ Sugar é a última disponibilizada públicamente. Também conhecida como 59 ou, "por extenso", a imagem olpc-stream-development-59-20060808_1153.

Nessa versão já podemos testar o browser e, pelo simulador, já podemos acessar a internet e ver páginas (veja na figura o site da Folha de São Paulo). O browser usa o "engine" GECKO, o mesmo usado nos browsers Firefox, Mozilla and Netscape. Mas o Sugar, diferentemente deles, usa um módulo Python chamado : geckoembed.

Assim, você já pode começar a desenvolver e testar "aplicações web", facilmente (veja notícia seguinte). Na "primeira camada" deve ser usado JavaScript - numa versão que não é necessariamente compatível com o IE e outros browsers para PC. Na "segunda camada" já foram feitos testes com a arquitetura Microsoft .NET mas Java e PHP devem funcionar.

GAMEBOY-IZAÇÃO DO OLPC

O produto da Nitendo chamado "GameBoy" foi o maior sucesso de todos os tempos em matéria de produto de informática de baixo(?) preço para crianças.

Baseado no estilo de interface muito comum em jogos de GameBoy (3D ortogonal) está sendo lançado o projeto "OLPCity Brasil". Fazendo um avatar "andar" por "ruas" de uma cidade virtual, o menino (10 a 18 anos) poderá encontrar "atividades" como: jogos (educacionais ou não), ler um jornal diário com notícias redigidas especialmente para sua faixa etária e cultural com explicações do contexto etc. etc. etc.

A "OLPCity" está sendo criada na linguagem JavaScript e é uma "aplicação web" donde, em princípio, só poderá ser acessada nas proximidades da escola, que tem um "hot spot" WIFI de conexão á internet. Mas, provavelmente, poderá ser salvo para uso desconectado - como se faz com qualquer página web em Windows, por exemplo.

As "bibliotecas" JavaScript (API) usadas no projeto são públicas (GNU) donde qualquer pessoa poderá facilmente criar novos "quarteirões" para a cidade (contendo "atividades") e esses se integrarão aos existentes através de links - como um página web normal chama outra. Breve serão publicados tutoriais detalhados de como desenvolver usando a OLPCity-library (que foi baseada na Game-lib criada por Scott Porter).

O melhor de tudo: você pode acessar o beta do "OLPCity" agora(!) usando o emulador do "Sugar" sob Windows ou qualquer browser (só testado para IE) pelo endereço http://www.dmu.com/olpc

Só existe, por enquanto, uma "atividade" disponível que é a versão beta de um jornal diário para crianças. Esse jornal já vai ter atualização diária a partir de agora(!) - donde você já pode cancelar sua assinatura de outro jornal  :-)

A próxima "atividade", sendo desenvolvida, é um jogo educacional explicando conceitos e mistérios da cultura religiosa afro-brasileira. Breve no ar! Leia o "Jornal de OLPCity" todo dia e saberá das novidades.

Se você quer voltar para a página principal do OLPC Brasil vá pelo link: OLPC Brazil

Personal tools
  • Log in
  • Login with OpenID
About OLPC
About the laptop
About the tablet
Projects
OLPC wiki
Toolbox
In other languages