OLPC Brazil/Com açucar e com afeto

From OLPC

< OLPC Brazil
Revision as of 03:43, 28 June 2008 by Cjl (Talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Current revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search


GoogleTrans-pt -English -Español -Français -‪中文(中国大陆)‬ -‪中文(台灣)‬ -Hrvatski -Česky -Dansk -Nederlands -Suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -Italiano -日本語 -한국어 -‪Norsk (bokmål)‬ -Polski -Български -Română -Русский -Svenska


Nessa página vamos falar apenas do "açucar". O afeto fica para o desenvolvimento de aplicações pelos voluntários que, se espera, vão aparecer. Sobre esse trabalho, siga para a página Desenvolvendo aplicações para o OLPC.

O sistema operacional do micro OLPC tem uma interface gráfica chamada "Sugar" que trabalha sobre uma distribuição do Linux (uma versão reduzida do Fedora Core 6) e está sendo criada pela empresa Red Hat.

Acreditamos que, popularmente o Sugar será chamado de "sistema operacional" do micro OLPC. Quando o Windows surgiu ele era apenas uma interface gráfica sobre o sistema operacional DOS mas todo mundo dizia que o sistema operacional da Microsoft era o Windows.

O design do Sugar é um pouco diferente daqueles dos atuais desktops Windows, Mac, Linux etc.

Quando o aluno liga seu micro OLPC encontra a "divisória" de start com as notícias da escola e de sua classe.

É importante salientar que um micro OLPC deverá preferencialmente se comunicar apenas com outros micros OLPCs de alunos de uma mesma classe, não de toda a escola. A viabilização disso está sendo estudada.


Uma outra "divisória" é a de chat.


O mais fundamental de tudo, na concepção do micro OLPC, é que a idéia é que ele seja um espaço virtual de convivência para uma classe da escola.

Um aluno pode fazer uma atividade (digamos um "trabalho de casa" que é um desenho conforme orientação dada em aula) isolado, em sua casa.

Uma atividade ocupa toda a tela mas tem, claro, um botão para sair para as "divisórias": Atividades ou Nova.

Quando está na rede WIFI, na escola, se um aluno abre uma atividade ela é "privada" por default. Mas pode ser tornada "compartilhada". Há um botão numa área acima da janela da atividade para isso, como pode ser visto no Navegador web. Uma atividade pode também ser compartilhada se um aluno estiver próximo do outro pois o sistema tem uma arquitetura "Mesh" (peer to peer).



Todas as atividades compartilhadas aparecem na "divisória" Atividades (circulos menores) e podem ser "selecionadas" para acesso (passando a ser representadas por círculos maiores, no centro). Uma dessas atividades ocupará a tela cheia, mas o aluno pode sair dela, voltando para a divisória, e pular para outra das "selecionadas", rápidamente. Para selecionar mais uma, demora mais tempo. Uma atividade "aberta" do proprietário do micro aparece na parte inferior ("Desenho", na figura).

É possível vários alunos "executarem" uma atividade em conjunto e não apenas "ver" o outro a fazendo.

Esse recurso de compartilhamento é muito importante pois pode ser usado pelo professor numa aula, apresentando slides, por exemplo. A atividade é feita na sua máquina e os alunos acompanham nas deles.

Está se tentando implantar um chat por voz para facilitar a comunicação entre "partilhadores" de uma atividade, evitando as saídas para a (e voltas da) divisória de Chat.


Para iniciar uma nova atividade o aluno vai para a "divisória": Nova que tem ícone para cada atividade, como num desktop "convencional".

Cada aluno terá um Blog e um Wiki. Que poderão ser compartilhados possibilitando, no Wiki a criação de textos por um grupo. No Blog (como é costume) poderão ser acrescentados comentários dos leitores.

Está se estudando também a viabilidade de um sistema de e-mail.

Mesmo se você usa Windows XP em seu computador, poderá, AGORA, entrar em contato com o Sugar através de um simulador. É fácil. Você encontra um tutorial passo-a-passo no link Windows com açucar

É interessante salientar que todos esses conceitos estão também sendo implementados na aplicação Squeak-Croquet que foi concebida pelo mesmo Alan Kay que é um dos idealizadores do projeto OLPC. No caso do Squeak-Croquet o "espaço de convivência" é em 3D. Na figura vemos um dos dois alunos (representados por seus avatares) digitando (isso mesmo: digitando!) dentro de um formulário de uma "atividade" que aparece numa "janela 2D". O Squeak-Croquet já está disponível na sua versão beta e pode ser "baixado" a partir do site do projeto . Como requer muita capacidade para renderização de imagens é praticamente impossível implantar o Squeak-Croquet no atual OLPC. Mas esperamos vê-lo num futuro próximo em micros OLPC mais potentes.


Está sendo estudado um novo design para o Sugar, baseado em zooms que iriam das atividades sendo executadas por toda a turma até as executadas pelo proprietário do micro. Mas não está nada confirmado ainda.























Não sabe para onde ir a partir daqui? Sugerimos: Desenvolvendo aplicações para o OLPC. ou volte à página principal: OLPC Brazil

Personal tools
  • Log in
  • Login with OpenID
About OLPC
About the laptop
About the tablet
Projects
OLPC wiki
Toolbox