Slider Puzzle: Lesson 7/lang-pt

From OLPC
< Slider Puzzle: Lesson 7
Revision as of 18:36, 19 July 2007 by Ptdrumm (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search
  Tradução de Slider Puzzle: Lesson 7 original  
  english | español   +/- alterações  

Quebra-Cabeças Deslizante - Aula 7: O quebra-cabeças-n (Padrões Matemáticos e Seqüências)

Tagline-olpc.jpg

O quebra-cabeças-n  é um nome genérico para um quebra-cabeças deslizante que consiste en una grade numerada e com uma peça faltante, com os números fora de seqüência. Um quebra-cabeças-9 é uma grade 3x3 numerada, o quebra-cabeças-16 é uma grade 4x4 numerada. A meta do quebra-cabeças-n é colocar os números embaralhados novamente em seqüência.

O quebra-cabeças é um problema clássico para modelar passsos repetitivos (ou “algoritmos”) que envolvem padrões matemáticos (ou “heurística”). Por exemplo, você pode começar a contar o número de peças deslocadas enquando formula uma estratégia para resolver o quebra-cabeças. O quebra-cabeças-n também ajuda os alunos a entender que alguns arranjos não têm solução.

Habilidades:

  • Reconhecimento de padrões
  • Prática de clasificação e agrupamento.
  • Prática de sequenciamento.
  • Ordenação de números.

Atividade:

  1. Inicie a atividade do Quebra-Cabeças Deslizante e escolha a categoria “Seqüenciamento”. O seqüenciamento se dá quando você coloca as coisas numa ordem lógica.
  2. Quando a primeira imagem aparece, pense como ela ajusta-se diferentemente daquela no Quebra-Cabeças Deslizante. O Quebra-Cabeças Deslizante cria uma imagem grande, onde os quadrados são peças da imagem total, enquanto a imagem de Seqüenciamento contém um número em cada peça.
  3. Tente resolver primeiro o quebra-cabeças-9. Tente colocar os números em ordem, do menor para o maior. Mostre para outros alunos como deslizar as peças e colocá-las em ordem.
  4. Uma vez que você estiver apto a resolver o quebra-cabeças-9, compartilhe suas estratégias com a classe. Como isso difere dos Quebra-Cabeças Deslizante que você resolveu quando usou a imagem?
  5. Agora tente resolver o quebra-cabeças-16. Quanto é mais difícil ou mais fácil?
  6. Depois de completar o quebra-cabeças-16, dê uma volta e ajude aqueles que estão com dificuldades.