Game Jam Brasil/2008

From OLPC
Jump to: navigation, search

português | english

Game Jam Brasil: São Carlos - 2007 | Porto Alegre - 2008

This Game Jam is scheduled for April, 2008 in Porto Alegre, RS, Brazil. The information bellow is in Portuguese. If you have any questions or suggestions please contact gamejambrasil@gmail.com.You can also try to view with Google Translate. Past 2007 Game Jam can be found at Game Jam Brasil/2007


Logo game jam br.png


17 a 18 de Abril 2008 - Porto Alegre, RS


Participantes | Regulamento | FAQ | Organização | Patrocínio | Inscrições | Material de apoio | game reviews

O que é o Evento?

O GameJam 2008 é uma competição onde grupos de desenvolvedores tentam implementar em um curtíssimo espaço de tempo de menos de dois dias, um jogo direcionado a crianças de 6 a 14 anos, para ser usado em um contexto educacional. Após o desenvolvimento, haverá um comitê avaliador, formado por crianças e pela Profa. Léa Fagundes, que irão eleger o melhor projeto baseado no nível de divertimento da aplicação.

Objetivo

O objetivo do evento é despertar o interesse no desenvolvimento de jogos para o laptop XO da OLPC, de tal forma que o número de desenvolvedores para a plataforma desse laptop possa crescer e novos aplicativos de apoio à proposta do projeto possam ser desenvolvidos.

Todos estão convidados a participar da competição e contribuir para o crescimento da comunidade envolvida com pesquisa e desenvolvimento desse projeto, cuja proposta promete revolucionar a educação em países em desenvolvimento, através do oferecimento de uma ferramenta de baixo custo para ser utilizada no processo de ensino e aprendizado, bem como no processo de inclusão digital.

Através desta ferramenta, visa-se oferecer acesso facilitado aos aprendizes do mundo digital, no qual eles podem encontrar recursos para aprendizagem, tais como conteúdos educacionais e ferramentas de suporte à criação e colaboração.

Entre nessa luta!

Desafio

O grande desafio proposto é que, em 30 horas, as equipes participantes desenvolvam um jogo eletrônico completo para o XO, partindo do zero e o disponibilizem em um dos laptops cedidos a cada equipe e que serão utilizados durante o julgamento. O desenvolvimento deverá ser realizado em máquinas convencionais da própria equipe, nas quais deverá ser instalado o emulador do sistema operacional existente no laptop XO. Este emulador servirá para a realização dos testes intermediários. Como cada equipe receberá também um laptop XO durante a competição, os testes finais, refinamento da aplicação e deploy do jogo serão diretamente no laptop XO.

Prêmio

A equipe vencedora será premiada com um laptop XO que será entregue ao final da competição.

Público-alvo

A competição é destinada a qualquer grupo de pessoas que desejem desenvolver artefatos de software para a plataforma XO - o laptop da OLPC.

Local e data

O evento será realizado durante o FISL 9.0 (fórum internacional do software livre) em abril deste ano. O local de desenvolvimento será livre e os grupos participantes poderão usar qualquer espaço físico disponível. O horário de início da competição será das 14:00 de quinta-feira dia 17/04 e terminará às 20 horas de sexta dia 18/04.

Mais informações

Para saber detalhes sobre as regras do desafio, visite a seção Regulamento deste wiki.

Contato

Para contatar a equipe organizadora, você pode utilizar a área de discussão, encontrar qualquer um dos membros organizadores pelos canais do IRC (freenode no canal #olpc-brasl) ou pela lista oficial de desenvolvedores olpc@listas.softwarelivre.org ou ainda pelo email gamejambrasil@gmail.com.