OLPC Brazil/30 de agosto de 2006
IMPORTANTE: Procuramos não ser opinativos, nos restringindo a apenas apresentar fatos. Mas é claro que isso é impossível. Se quizer fazer algum comentário, clique na lingueta "discussion", edite e ponha seu comentário.
PALESTRA/DEMO NA UFSCar
A Prof.a Dra. Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora de tecnologia na educação do Colégio Bandeirantes de São Paulo proferiu uma palestra sobre o projeto OLPC e seu status no Brasil, no dia 16 de agosto na UFSCar. O patrocínio do evento foi do movimento Sanca Livre.
Cristiana deu muita ênfase ao fato de que o projeto OLPC não se trata apenas da criação de um computador que custe US$ 100 mas de todo um novo enfoque pedagógico para o ensino básico e médio.
Entre outras coisas, o Jecel Assumpção Jr., que coordenou a demo, apresentou umas telas da possível versão futura do "Sugar" (a interface gráfica do sistema operacional do micro OLPC). Mostramos essas telas logo a frente .
Todo o evento foi filmado e brevemente será disponibilizado on-line para que todos possam apreciá-lo.
Todos os participantes se mostraram muito interessados no projeto e dispostos a ajudar de alguma forma.
A Cristiana possui um blog no endereço lincado que recomendamos a todos os que se preocupam com a evolução dos métodos pedagógicos.
NOVA INTERFACE ?
Você já deve ter visto algumas telas da interface do micro OLPC aqui no WikiOLPC Brasil na página Com açucar e com afeto.
Pois o Chris Blizzard está propondo que não se use mais o esquema de "divisórias" mas um "sistema de zooms". Como você pode ver na figura, num terceiro nível de zoom aparecem todos os alunos da turma que estão acessíveis no Mesh. Através de "drag & drop" do próprio avatar se pode entrar ou sair de um grupo que esteja fazendo uma atividade "partilhável". Pode-se ver quem está "em volta" de cada atividade, quem está só etc. As versões "oficiais"(?) da interface já tentadas até hoje são chamadas de: "Sugar demo 1", "Sugar demo 2" e "Sugar demo 3".´Vamos aguardar para ver se o "sistema de zooms" será apresentado "oficialmente" como "Sugar demo 4" ou não.