OLPC Brazil/30 de julho de 2006
IMPORTANTE: Procuramos não ser opinativos, nos restringindo a apenas apresentar fatos. Mas é claro que isso é impossível. Se quizer fazer algum comentário, clique na lingueta "discussion", edite e ponha seu comentário.
BOA NOTÍCIA, MÁ NOTÍCIA
A boa primeiro: segundo o jornal nigeriano Vanguard, o governo da Nigéria fechou contrato com a OLPC Inc. para comprar 1 milhão de micros. Como vários outros países do mundo (não é o caso do Brasil), existem lá mais de 250 linguas faladas (Yoruba, Igbo, Hausa etc.) mas o árabe é a "segunda lingua" e o inglês a "terceira lingua" - que provávelmente vai ser a usada na implementação do projeto.
Apenas 30% das crianças da Nigéria frequentam escola.
A má notícia: segundo o jornal India Times, o ministro do Desenvolvimento (HDR) da India declarou-se contra o projeto OLPC.
"A índia não vai se deixar ser usada para experiências com crianças". disse ele.
Ele acha intrigante "porque os países desenvolvidos não estão incluídos no projeto? As crianças são um grupo muito vulnerável e sua exposição intensiva a computadores é preocupante. No próprio Estados Unidos existem os que acham e os que não acham que computadores são bons para crianças".