OLPC Brazil/Desenvolvendo aplicações para o OLPC

From OLPC
Jump to navigation Jump to search

Do ponto de vista da web (o que se conhece vulgarmente como internet - apesar de ser incorreta essa denominação), o micro OLPC roda dois tipos de aplicações (vamos usar a partir de agora o termo atividade para ficar dentro do espírito da coisa):

  • Atividade web
  • Atividade não-web

Uma atividade web seria o aluno, por exemplo, fazer uma pesquisa sobre determinado assunto na Wikipédia para um dado trabalho. Ou ler as notícias no site do Estadão. Essas atividades só podem ser executadas quando o aluno está na escola, conectado na rede WIFI que deverá estar conectada à Internet. Mas, se o aluno salva páginas na memória flash (que equivale ao disco rígido dos PCs "convencionais") poderá vê-las em casa, no ônibus etc.

Uma atividade nâo-web seria, por exemplo, rodar um curso interativo que está instalado na memória flash da máquina. Essas atividades podem ser feitas em qualquer lugar, sempre.

Isso não tem nada a ver com o fato de a atividade ser compartilhada ou não. O aluno pode, por exemplo, estar lendo um curso instalado em seu laptop e outros podem estar vendo junto e fazendo comentários pelo chat (sonoro ou não). Ou pode estar vendo páginas da web e considerar essa atividade "privada" - o que evitará qualquer compartilhamento. Atividades só podem ser compartilhadas quando o aluno está na escola, conectado à rede WIFI local.

Se você está querendo ajudar o projeto OLPC e conhece linguagens de programação mais sofisticadas, pode colaborar melhor desenvolvendo aplicações não-web. É mais difícil encontrar skill voluntário como o seu disponível. Você pode ver os detalhes mais técnicos (requisitos, tipos de arquivos de imagem ou som aceitos etc.) dessas aplicações no link: Desenvolvendo atividades não-web

Mas, o que se espera é que a maior parte da ajuda ao OLPC venha de gente que não entende nada de programação. Se você, por exemplo, conhece História da Arte, poderá colaborar, a partir de hoje, criando conteúdo sobre esse assunto, numa versão adequada para crianças e adolescentes que usarão o micro OLP.

Aliás, mesmo que o micro OLPC não seja implantado no Brasil, seu material poderá ser utilizado por alunos (ou qualquer outra pessoa interessada) tendo outro tipo de equipamento que possua um browser e que se conecte à web. Talvez até a futura TV digital brasileira.

Vamos tentar ensinar aqui, numa série de páginas desse wiki como você pode criar esse conteúdo. Quando dizemos que ele tem que ser adequado ao micro OLPC é porque ele tem características um pouco diferentes de um PC comum.

Web1400.png

Por exemplo, à esquerda você está vendo uma página do site do Estadão vista num PC com vídeo que tem resolução 1400 x 1050. Quem tem u'a máquina assim usará pouco a "rodinha" de seu mouse fazer o rolamento da página e ler o que interessa.

Web640.png

Mas o micro OLPC tem resolução (à cores) de 640 x 480. O que o garoto verá da mesma página é o que é apresentado na figura. E esse micro não tem mouse com "rodinha". A rolagem da página é um tanto desconfortável (está se estudando uma solução para isso numa futura versão da máquina). Assim, uma das coisas que você deve ficar atento quando criar uma atividade web para o projeto OLPC é a área de abrangência da tela da aplicação.

Uma aplicação web pode ser desenvolvida numa página "convencional", usando uma "marcação de texto " um pouco mais difícil chamada HTML. Vamos explicar o que é isso mais à frente. Para "colocar no ar" sua aplicação você vai precisar ter um "site". Vamos explicar como ter um de graça, mais à frente também.

Outra maneira, mais simples, é usar o OLPCWiki que é onde você está agora, lendo. O sistema de "marcação de texto" é mais fácil de aprender que o HTML. E você não precisa ter um site. Um dos inconvenientes do wiki é que sempre aparece essa parte aí à esquerda com essas coisas em inglês. O pior é que qualquer pessoa pode modificar seu texto, se não concordar com o que você está dizendo.