Webquest: o novo "trabalho de casa"
A idéia básica do Webquest foi desenvolvida pelo educador americano Bernie Dodge. Mas não vamos aqui nos deter em detalhes muito técnico-pedagógicos. Você pode ler mais detalhes sobre o Webquest nesse link para o site da Escola do Futuro da USP. Vamos dar apenas um exemplo prático do uso de Webquest, adaptado aos recursos do projeto OLPC.
Como o nome está dizendo, Webquest seria basicamente um questionário a ser respondido usando os recursos da web. Mas é mais do que isso. Vejamos um exemplo.
Digamos que você é um professor e resolva criar um Webquest sobre a "Descoberta da América".
Primeiro você monta uma série de questões. Por exemplo:
- Como era a situação do comércio internacional na Europa no século XIV?
- Quem foi Cristóvão Colombo (pequena biografia)?
- Por que as grandes navegações para longe das costas não eram possíveis antes do século XV?
- etc. etc.
Depois, pesquisa na Biblioteca OLPC Brasil a existência de artigos e livros sobre o assunto a serem baixados (no formato DjVu) para serem lidos no Evince (leitor de documentos), instalado em cada micro de aluno. Essa pesquisa se estende para a internet com páginas da Wikipédia, sites diversos, imagens etc. Pode se estender também para livros da biblioteca da escola ou bibliotecas públicas.
Divida sua turma em grupos de 3 ou quatro alunos e passe esse material para eles. A idéia não é que eles apenas respondam as questões mas que escrevam um texto, com ilustrações, que conterá as respostas às perguntas.
Esse trabalho será "publicado" no Wiki de um dos participantes do grupo, para ser compartilhado por toda a classe. Serão sorteados também 3(?) grupos para apresentação oral perante a classe -usando compartilhamento de imagens.
Os grupos vão se reunir na escola ou fora dela. Na escola acessarão o material e "baixarão", o que acharem interessante, para a memória flash do micro.
Farão reuniões, no lugar que quiserem, onde poderão ler em conjunto (cada um no seu micro) o material e discutir o texto final a apresentar, as ilustrações a anexar etc.
Se morarem perto (a distância depende da abrangência da tecnologia que suporta o "Mesh") poderão ficar, cada um em sua casa, se comunicando pelo Chat.
Cada aluno deverá colocar no seu Blog, dia a dia(?), suas experiências pessoais com relação ao trabalho que o grupo está fazendo (uma espécie de diário).
Quando o trabalho estiver pronto, o Wiki será tornado "compartilhado".
Acreditamos que cada aluno se interessará em ler os trabalhos dos outros para compará-los com o de seu grupo. Depois haverão as três apresentações orais para toda a classe (com eventual debate). Isso ajudará a "fixar" o conhecimento sobre o assunto na memória de cada aluno.
Como vocês podem ver é uma técnica educacional super simples quando se tem recursos como os do projeto OLPC.
Na Biblioteca OLPC Brasil você encontra alguns exemplos de Webquests para várias áreas de ensino.
Não sabe para onde ir a partir daqui? Sugerimos um dos links:
- Criando atividades web no OLPCWiki
- Desenvolvendo atividades não-web
- Criando atividades web com HTML.
ou a página principal: OLPC Brazil
- Notícias do OLPC Brasil é uma publicação periódica com as últimas notícias do projeto.