OLPC Brazil
História
2005
A idéia do OLPC foi apresentada ao governo brasileiro por ocasião do Forum Econômico Mundial em Davos, Suiça, em janeiro de 2005. Em junho, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil, especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só aceitou a idéia, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.
Em 6 de junho, Walter Bender e David Cavallo apresentam, no FISL6.0, em Porto Alegre, a palestra intitulada "Media Lab and Free Software". Essencialmente expondo o Media Lab como berço do software livre, evidenciam o conceito do projeto (do laptop de US$100), onde o software livre é mandatório.
Desde julho, o grupo instituído - denominado Comitê Gestor - passou a estudar o projeto, ouvindo e discutindo com o MIT, com a Academia, com a Indústria e o com próprio Governo. Essas discussões consolidam as formas de lidar com o projeto nas várias frentes que se formam, de torná-lo politicamente factível e, principalmente, maximizar o seu conteúdo nacional.
Em novembro, um protótipo foi apresentado por Negroponte, em conjunto com Kofi Annan, em Tunis. Nesta ocasião, o secretário-geral da ONU publicamente endossa o projeto, e Negroponte declara quais os países interessados e comprometidos com o projeto: Argentina, Brasil, China, Egito, India, Nigéria e Tailândia.
2006
Em março, Negroponte visita novamente o Brasil, trazendo um protótipo (com um segundo design) e leva consigo a afirmação de que o governo brasileiro continua comprometido com o projeto.
Em abril, Jim Gettys apresenta no FISL7.0, em Porto Alegre, a palestra "The One Laptop per Child Project". Durante a apresentação, Jim Gettys anunciou que o sistema operacional (Linux) havia sido inicializado - com sucesso - nos protótipos da primeira geração, em testes nos laboratórios do fabricante Quanta Computers, em Taipé. Durante todo o evento, a organização OLPC manteve um stand para contatos e demonstrações.
Em maio, representantes do Brasil (assim como as forças-tarefas dos demais países lançadores) participaram de uma reunião de dois dias nos escritórios da organização OLPC, em Cambridge. Nesta ocasião, foi apresentado o primeiro protótipo funcional. No primeiro dia, Seymour Papert apresentou seu tema "learning learning"; e no segundo, o tópico principal foi a distribuição do laptop.
Em julho, aconteceu no Ministério de Ciência e Tecnologia uma reunião para discutir e avaliar o programa que pretende ampliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação brasileira. Um dos principais pontos discutidos nessa reunião foi o projeto UCA (Um Computador por Aluno) e a sua possível adptação à realidade brasileira. No encontro foram apresentados estudos técnicos sobre o projeto, produzidos por três instituições de pesquisa: Centro de Pesquisas Renato Archer, Fundação CERTI, e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP. Os estudos abordaram temas como preço de hardware, software educacional e riscos ergométricos.
Em novembro (24) na base aérea em Cumbica, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu de Nicholas Negroponte o primeiro laptop funcional, e terá sido o primeiro chefe de Estado, em todo mundo, a receber este computador. Na ocasião, Negroponte anuncia que o Brasil vai fabricar os servidores que serão usados mundialmente no projeto, que tem uma demanda estimada entre 25 a 50 mil unidades nos primeiros 12 meses de operação.
Em dezembro, universidades, centros de P&D e outras organizações governamentais receberam do Ministério da Educação sessenta unidades do laptop para realizarem diversos testes e avaliações técnicas e funcionais. A distribuição ficou assim dividida: MEC - duas unidades, Certi - cinco unidades, CenPRA - cinco unidades, LSI/USP - vinte unidades, RNP - dez unidades, LEC/UFRGS - dez unidades, SERPRO - duas unidades. Seis unidades ainda não tiveram definição de destino.
2007
No dia 25 de janeiro, no Instituto de Psicologia da UFRGS, ocorreu o lançamento oficial do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA) no Rio Grande do Sul. A solenidade contou com a presença do reitor da universidade José Carlos Hennemann, da secretária de Educação do Estado, Mariza Abreu, do representante da Assessoria da Presidência da República, José Luiz Aquino, representantes do Uruguai e da Argentina, representantes da OLPC, além do diretor e de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, onde será realizada a primeira experiência-piloto.
Visão Geral
O Lado Social
Uma poderosa ferramenta de aprendizagem criada especialmente para as crianças mais pobres que vivem nos lugares mais remotos, o laptop foi desenhado por especialistas da academia e da indústria, conjugando o talento extraordinário e a experiência coletiva de campo em todos os aspectos deste projeto humanitário e sem fins lucrativos. O resultado é uma harmonia singular de forma e função; uma máquina flexível, de custo ultra-baixo, energeticamente eficiente, responsiva e durável, com o qual muitas nações do mundo emergente podem saltar décadas
de desenvolvimento — transformando imediatamente o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças.
O OLPC está baseado em três premissas:
- Aprendizagem e educação de qualidade para todos são essenciais para alcançarmos uma sociedade justa, eqüitativa e econômica e socialmente viável;
- Acesso a laptops móveis em escala suficiente oferecerá reais benefícios para o aprendizado e proporcionará extraordinárias melhorias em escala nacional;
- Enquanto os computadores continuarem sendo desnecessariamente caros, esses benefícios continuarão sendo um privilégio para poucas pessoas.
O Lado Técnico
O laptop das crianças não é uma versão de baixo custo de um laptop moderno; o hardware, o software e o display de um computador pessoal foram fundamentalmente reconsiderados. Diferente de qualquer outro, o laptop...
- Cria a sua própria rede mesh assim que desembalado. Cada máquina é um roteador completo e em tempo integral. As crianças, assim como sua família e professores nas mais remotas regiões do globo, estarão conectadas, tanto umas com as outras quanto com a Internet.
- Possui uma tela de 7,5pol., 1200×900px, TFT, e um display com uma resolução (200 dpi) superior a 95% dos laptops hoje no mercado. Dois modos são disponíveis: um, modo transmissível, a cores; e outro, modo refletivo de alta resolução, que é legível à luz do sol. Ambos consomem muito pouca energia: no modo transmissível, consome 1W, cerca de 1/7 do consumo médio de um laptop com tela LCD; e no modo refletivo, consome míseros 0,2W.
- Pode seletivamente suspender a operação da sua CPU, o que torna possível uma economia ainda maior de energia. O laptop consome nominalmente menos que 2W - menos de 1/10 do consumo nominal de um laptop convencional; isto é tão pouco, que ele pode ter sua bateria recarregada usando a força humana. Esse avanço é crítico para meio bilhão de crianças que não tem acesso à eletricidade.
Saiba mais sobre as caracteísticas técnicas em especificação de hardware
Ações de Governo
O governo recebeu 60 laptops na versão Beta1 em novembro de 2006, para que diversas entidades trabalhem a metodologia e desenvolvam os recursos. Em Janeiro de 2007, 550 laptops serão entregues ao MEC para projetos pilotos em sala de aula
Ações da Academia e de Centros de P&D
Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI)
O LSI - Laboratório de Sistemas Intergráveis da Escola Politécnica de Universidade de São Paulo é uma das instituições brasileiras envolvidas com o projeto OLPC desde seu início. Suas contribuições na análise de viabilidade do projeto e sua aplicação no Brasil compreendem desde os testes nos protótipos das placas de sistema fornecidas em junho de 2006, funcionalidade e usabilidade, até o desenvolvimento de software educacional específico.
O LSI fez um teste com crianças, que apareceu no Jornal Nacional, em 23 de dezembro. Para ver o vídeo da Globo: CLIQUE AQUI
Dentre o software desenvolvido, destacam-se:
- Editor Musical, um software que permite aprendizagem e composição de música de maneira fácil (saiba mais...)
- FACIL, um editor de páginas Web concebido para ser usado por crianças (saiba mais...)
- Oficina de Desenho, um espaço colaborativo para criação (saiba mais...)
Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC)
O LEC - Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS foi convidado no final de 2006 pela Assessoria da Presidência da República e pelo Ministério da Educação a participar do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).
A missão do LEC, dentro do Projeto UCA, é coordenar a experiência piloto de construção de modelos pedagógicos que utilizem os laptops XO no Rio Grande do Sul. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu foi selecionada para esta primeira experiência. As atividades tiveram início em janeiro de 2007, quando o laboratório recebeu os dez primeiros protótipos BTest-1. Algumas das ações do chamado "Projeto Verão com o XO" foram encontros, palestras e oficinas.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
A UFF através do seu Laboratório de Pesquisas em Comunicação de Dados Multimídia (MídiaCom), em colaboração com os departamentos de Engenharia de Telecomunicações e de Ciência da Computação, coordenará o estudo de viabilidade e robustez da rede em malha.
CERTI e CenPRA
A Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), de Florianópolis, Santa Catarina, juntamente com o CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer), de Campinas, São Paulo, estão incumbidos de realizar as validações pedagógico-funcionais, técnicas e ergonômicas.
Dentre as atividades desenvolvidas pela Fundação CERTI, está a adaptação do navegador Opera para o XO.
SERPRO
O SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) está incumbido de realizar testes de hardware e software.
Ações da Indústria
Instituto Nokia de Tecnologia
O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento na área de computação Móvel.
Dentre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos, destacam-se:
- OOM Killer para OLPC
- Prover uma abordagem alternativa de gerenciamento de memória para OLPC.
- A falta de memória invoca a execução do Out of Memory Killer (OOM Killer), uma implementação do kernel do Linux que encerra a execução de processos para liberar recursos de memória.
- A idéia é fornecer um mecanismo de gerenciamento de meória que possa evitar a execução do OOM Killer e usar heurísticas mais adequadas para o OLPC.
- Detecção de Memory Leak para OLPC
- Utilizar a abordagem do kernel memory leak detector do Catalin Marinas para identificar vazamento de memória no espaço do kernel.
- Memory leak afeta o desempenho do sistema, pois aumenta o trabalho de paginação, podendo eventualmente causar a falta de memória e o crash do sistema.
- Cache Comprimida para o OLPC
- Prover uma nova hierarquia de memória para o OLPC introduzindo um nível de cache comprimido.
- Algoritmos de compressão baseados em dicionários, além de apresentarem overhead pequeno, permitem uma compressão média de 60%. Temos assim um ganho de médio de memória visível de 50%. www.linux-mm.org/CompressedCaching
- Melhorias na interface gráfica do OLPC
- Otimizações das bibliotecas GTK+ e PyGTK+ para a interface gráfica do OLPC.
- Testes de software
- Desenvolvimento e automação de testes de aplicações e do kernel do OLPC.
Ações da Comunidade
- Curso de Programação para o OLPC em JavaScript . Uma série de lições online para programadores - não para crianças. Uso JavaScript na arquitetura ALPHACity.(veja...)
- Curso de Programação para o OLPC em Smalltalk . Uma série de lições online para programadores - não para crianças. Uso da arquitetura Squeak .(veja...)
- Curso de Administração de Sistema e Criação de Pacotes (Python) . Para usuários avançados, desenvolvedores etc. Ensina detalhes do Linux implementado no XO, como descarregar arquivos usando um pendrive na porta USB etc. Ensina a criar aplicações que têm ícone na "moldura" do XO. Ensina tanbém a usar o banco de dados SQLite incluso no XO. (veja..)
- ALPHACity Brasil .
ALPHACity Brasil é um protótipo que fizemos (os desenhos não são lá de grande qualidade) para mostrar os recursos de interatividade disponíveis no browser do x0, mesmo não usando o plugin de Flash.
O conceito de ALPHACity é: uma "cidade virtual" - criada em 2D (tipo GameBoy) pois o x0 não tem capacidade para trabalhar em 3D - onde temos ruas e avenidas. Em cada rua temos vários "lotes". Em cada lote existe uma ou várias atividades relativas a uma parte de uma matéria do Vestibular (História, Biologia, Física etc.). Depois de realizadas as atividades de um lote, o estudante passa para o lote seguinte.
Nas "esquinas" da cidade pode-se acessar um jornal diário (no protótipo temos edições de apenas alguns dias do jornal) e usar um chat que vai além dos limites do chat "básico" da rede mesh
É possível escolher um avatar "personalizado" - só temos 3 modelos no protótipo - e mudá-lo a qualquer hora. Para mudar de avatar, em qualquer lote, basta apenas clicar sobre o dito cujo avatar.
Quando se sai de ALPHACity e se volta, noutro dia, o "jogador" estará no mesmo lote em que estava quando saiu - é um "Save" automático.
Existem, em certos lotes, pesquisas de opinião sobre vários assuntos, em que o estudante pode votar - a aplicação se conecta com um banco de dados relacional num servidor. Resultados são atualizados na hora. Isso é um exemplo de como se criar um "sistema clicador" a ser usado em sala de aula, para captar respostas dos alunos a uma questão do professor.
Com a rede mesh implantada, será possível que vários colegas com seus x0s, se "encontrem" em um lote de ALPHACity para conversar sobre o assunto das atividades do dito lote - ou sobre qualquer outra coisa.
Existe, no protótipo, também um pequeno joguinho - que não tem nenhuma finalidade educacional - em que o "jogador" tem que atirar num monstro, em um planeta distante. É só pra mostrar que dá para fazer esse tipo muito comum de jogo - "shooter" - no x0.
Seu Internet Explorer tem que aceitar "cookies", Se você nem sabe o que é isso, certamente ele aceita.
O melhor mesmo é você experimentar, dando uma voltinha "virtual" em ALPHACity Brasil, se tiver Internet Explorer. Claro que não dá para simular a rede mesh em Windows, que não tem esse recurso. Use o: LINK
OBSERVAÇÃO: Como as resoluções dos browsers dos x0s B1 e B2 variam conforme a versão do sistema operacional implantado, você pode tentar acessar ALPHACity Brasil pelo x0, mas pode ser que não funcione corretamente.
- Blog da DMU. Quase todo dia, novas notícias sobre o projeto OLPC que você pode comentar. (leia e comente...)
- Suporte para WebCam. Validação e testes do driver cafe_ccic e ov7670, recentemente introduzidos no Kernel do Linux para suportar o OLPC. Caso necessário, melhorar o núcleo do suporte V4L do kernel, para melhor atender as necessidades do OLPC. para maiores detalhes do desenvolvimento V4L2 (site em inglês)
- Banco de atividades para o OLPC conforme os Parâmetros Curriculares nacionais (PCN) do Brasil.
Artigos em português
Uma série de artigos elucidativos e abrangentes sobre o projeto como um todo, desde sua concepção até os dias de hoje podem ser lidos e apreciados nos links a seguir:
- De Corpo e Alma no Laptop do MIT
- O Modelo Pedagógico do "Laptop de US$ 100"
- OLPC: um “laboratório” para cada criança
- Política, planejamento, custos e alternativas à OLPC