Construindo o XO: Introduzindo Sugar

From OLPC
Revision as of 10:59, 17 April 2007 by Luizirber (talk | contribs) (Versão inicial)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Este página contém a tradução do artigo Building the XO: Introducing Sugar, de Greg DeKoenigsberg, publicado na Red Hat Magazine em 23 de fevereiro de 2007. Atualmente está em andamento.

A cada dia o Um Laptop Por Criança aproxima-se da realidade - e a cada dia, mais pessoas procuram maneiras de se envolver com o projeto OLPC. Ainda demorará certo tempo antes que os sistemas XO estejam disponíveis para ampla distribuição, mas as pessoas podem ver por elas mesmas sobre tudo o que o XO é baixando o Sugar, o núcleo da Interface Humana do OLPC.

O Sugar, para aqueles que não são familiares com ele, é bastante diferente do ambiente desktop ao qual usuários Linux se acostumaram. O XO foi concebido como uma ferramenta para permitir a crianças aprender interativamente, e o Sugar foi concebido com esse objetivo. A primeira coisa que uma criança vê, consequentemente, não é um disco rígido ou uma lata de lixo - é as outras crianças da "vizinhança". Desenvolvedores do Sugar são encorajados a escrever atividades com os elementos colaborativos que são habilitados por padrão. As Linhas-guia da Interface Humana discutem a filosofia do Sugar em detalhes, mas na realidade não há substituto para a experiência de usar o Sugar diretamente.

Existem algumas maneiras de testar o Sugar. Existem versões Live CD, e também imagens binárias que podem ser executadas em modo de emulação com um ambiente de emulação como o qemu.