Core principles/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Esta página é controlada pela equipe OLPC.
  Tradução de Core principles original  
  العربية| deutsch | Ελληνικά | english | español | français | 日本語 | 한국어 | português|русский   +/- alterações  


Os Cinco Princípios da OLPC

Propriedade da Criança

A OLPC criou o laptop XO a um custo muito baixo, robusto e poderoso, bonito e amigável. Foi projetado especificamente para crianças da escola primária, o primeiro de seu tipo.

Um laptop pode ser transformado em uma escola móvel: um ambiente portátil de aprendizagem e ensino. Um laptop conectado é mais que uma ferramenta. Ele é um novo ambiente humano em uma forma digital. Uma qualidade principal é o livre uso do laptop em casa, onde a criança (e a família) podem aumentar significativamente o tempo de prática, normalmente disponível nos laboratórios de informática da escola.

A propriedade do XO é um direito básico da criança e está acoplado com novos deveres e responsabilidades: proteger, cuidar e compartilhar esse precioso equipamento.

Idades Baixas

O XO é desenhado para o uso de crianças entre as idades de 6 e 12 — cobrindo os anos da educação básica - mas nada impede seu uso antes ou depois dessa faixa etária. As crianças não precisam saber ler ou escrever para brincar com o XO, e sabemos que a brincadeira é parte da aprendizagem humana. Além disso, aquelas atividades digitais as ajudarão na aquisição das capacidades de leitura e escrita.

A cada ano uma nova leva será incorporada ao programa. Proporcionalmente, a avaliação do programa OLPC deve ser intrínseca de cada leva, e cada aluno terá um potfolio individual ou diário com as marcas de seu caminho de aprendizagem nas mais diversas disciplinas na escola. Em particular, crianças pequenas com dificuldades de aprendizagem, motoras ou sensoriais, poderão usar o computador como uma prótese para ler, escrever, calcular e comunicar.


Saturação

O compromisso é com a educação elementar nos países em desenvolvimento. Para atingir este objetivo precisamos atingir uma "saturação digital" em uma dada população. O ponto chave é escolher a melhor escala em cada circunstância. Pode ser o país inteiro, uma região, uma municipalidade ou uma vila, onde todas as crianças possuirão um laptop. Assim como na vacinação, uma saturação digital implica na intervenção contínua nas levas sucessivas e nas idades adequadas.

A comunidade inteira será responsável pelo programa OLPC e as crianças receberão suporte de muitas instituições, indivíduos e grupos desta comunidade. Sendo a conectividade inerente ao OLPC, essas diferentes comunidades crescerão juntas e expandirão em muitas direções, no tempo e no espaço. Elas serão sólidas e robustas, porque estarão saturadas, sem buracos ou descontinuidades.

Conectvidade

O XO foi projetado para proporcionar a melhor forma usar uma rede sem fio disponível. Os laptops estão conectados um ao outro, mesmo quando desligados. Se um laptop está conectado à Internet, os outros o seguirão. As crianças na vizinhança estão assim permanentemente conectadas para conversar, compartilhar informação via web, reunir-se em videoconferência, fazer música juntos, editar textos, ler livros eletrônicos e aproveitar o uso de jogos colaborativos online.

A bateria do laptop pode funcionar por muitas horas e pode ser carregada em carregadores múltiplos na escola ou, ainda, por energia mecânica ou solar. O display singular do XO permite o uso do laptop sob insolação direta, facilitando o seu uso fora da sala-de-aula ou de casa, ao ar livre ou em qualquer espaço aberto.

A conectividade será tão corriqueira quanto os ambientes de aprendizagem formal ou informal o permitirem. Estamos propondo um novo tipo de escola, uma “escola expandida”, que cresce para além das paredes da sala-de-aula. Por último, mas não derradeiro, essa conectividade assegura um diálogo entre gerações, países e culturas. Todas as línguas serão faladas na rede OLPC.


livre e de código aberto

A criança com um XO não é apenas uma consumidora passiva de conhecimento, mas uma participante ativa em uma comunidade de aprendizagem. À medida que as crianças crescem e perseguem novas idéias, o software, o conteúdo, os recursos e ferramentas crescem com elas. A própria natureza global do projeto OLPC impõe que este crescimento se dê localmente, em grande parte pelas próprias crianças.

Cada criança com um XO pode potencializar a aprendizagem de uma outra criança. Elas ensinam umas às outras, compartilham idéias e, através da natureza social da interface, suportam o crescimento intelectual umas das das outras. Crianças são aprendizes e professoras.

Não existe uma dependência externa inerente que impeça a localização do software na sua língua, sua correção para remover problemas, ou sua readaptação para ajustar-se às necessidades. Na mesma medida, não existe restrição com respeito à sua redistribuição. A OLPC não pode saber e não deve controlar como as ferramentas que criamos serão readaptadas no futuro.

Uma grande quantidade de bom software e conteúdo, tanto aberto quanto proprietário, é necessária para o sucesso do projeto. As crianças precisam estar aptas a escolher a partir de tudo. Em nosso contexto de aprendizagem, onde o conhecimento deve ser apropriado para que seja usado, é conveniente que este conhecimento seja livre. Mais ainda, toda criança tem algo a contribuir; precisamos de uma estrutura livre e aberta que apóie e encoraje as mais básicas necessidades humanas de se expressar.

Dê-me um ambiente livre e aberto e aprenderei e ensinarei com alegria.