Game Jam Brasil/2007/Material de apoio

From OLPC
< Game Jam Brasil‎ | 2007
Revision as of 17:13, 20 October 2007 by Faga (talk | contribs) (adicionando links)
Jump to: navigation, search

Em breve serão disponibilizados, nesta seção, links para tutorias e materiais de apoio à preparação dos grupos que estão interessados em participar do Game Jam Brasil.

Estejam atentos e preparem-se para essa maratona de programação!

É muitíssimo importante que os desenvolvedores estejam familiarizados com as tecnologias que utilizarão no dia da competição. Algumas das tecnologias suportadas pelo XO atualmente são: C, Python, PyGame e GTK. É possível utilizar outras tecnologias também, porém não se esqueçam que é necessário que o jogo funcione no laptop no segundo dia do evento. Abaixo segue uma lista de links para ir auxiliando os participantes:

Desenvolvendo jogos para o XO

O desenvolvimento no laptop da OLPC é voltado principalmente para jogos simples, visto o hardware limitado e a idéia do projeto - ter suas aplicações facilmente editáveis. Abaixo seguem os links oficiais sobre desenvolvimento de jogos da OLPC, em inglês. Em breve disponibilizaremos maiores informações em português.

Python

Segundo definição da wikipedia, Python é uma linguagem de programação de alto-nível interpretada, interativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte.

  • Python Brasil - comunidade Python brasileira, com diversos artigos, tutoriais, trechos de código e uma lista de discussão de email bem movimentada. Destaque para a área da Documentação, composta por um ótimo material para iniciantes e intermediários.

GTK e PyGTK

GTK+ é um toolkit multi-plataforma para a criação de interfaces gráficas. É o toolkit padrão do Sugar, o ambiente de interface do XO.

PyGame

É a biblioteca oficial para desenvolvimento de jogos pela OLPC. Mais informações, Pygame e Pygame wrapper

Arte

  • Estúdio Livre - Excelente enciclopédia com tutoriais de software livre para autoração de imagens, sons e vídeos.
  • OpenCliparts - vários cliparts em domínio público.
  • Virtual Worlds - modelos 3d, mapas e texturas para jogos gratuitos
  • Open Content Library - Lista de links de sites com conteúdo livre.
  • Internet Archive - muito audio, vídeo, texto and imagem sob licença CC-share alike.