Game Jam Brasil/2007/Material de apoio

From OLPC
Jump to: navigation, search

Em breve serão disponibilizados, nesta seção, links para tutorias e materiais de apoio à preparação dos grupos que estão interessados em participar do Game Jam Brasil.

Estejam atentos e preparem-se para essa maratona de programação!

É muitíssimo importante que os desenvolvedores estejam familiarizados com as tecnologias que utilizarão no dia da competição. A lista de software que é suportada no XO pode ser encontrada em Software components, em inglês. É possível utilizar outras tecnologias também, porém não se esqueçam que é necessário que o jogo funcione no laptop no segundo dia do evento. Abaixo segue uma lista de links para ir auxiliando os participantes:

Software para desenvolvimento dos jogos

É importante salientar que nos dois dias do evento os computadores disponíveis conterão apenas software livre. Se deseja algum software livre em específico, entre em contato com a equipe para requisitá-lo com antecedência. É permitido o uso de notebook pessoal, seja com software proprietário ou livre.

Desenvolvendo jogos para o XO

O desenvolvimento no laptop da OLPC é voltado principalmente para jogos simples, visto o hardware limitado e a idéia do projeto - ter suas aplicações facilmente editáveis. Abaixo seguem os links oficiais sobre desenvolvimento de jogos da OLPC, em inglês. Em breve disponibilizaremos maiores informações em português.

Emulando o XO no seu computador

Para emular o XO em seu computador, siga os passos de Emulando o XO. Também é possível instalar o Sugar em seu Linux, através do Sugar with sugar-jhbuild.

Flash / Gnash

Recomendamos quem for utilizar Flash a testar antes com a imagem 406 emulada no computador, instalar o player Gnash para nos dias não falhar nesta parte e perder o concurso por não ser compatível com o mesmo e apenas com o Adobe Flash Player. Também não podemos instalar software proprietário nos computadores do local, então se deseja utilizar o Adobe Flash para criar os jogos, será necessário levá-lo instalado em um notebook particular da equipe.

Python

Segundo definição da wikipedia, Python é uma linguagem de programação de alto-nível interpretada, interativa, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte.

  • Python Brasil - comunidade Python brasileira, com diversos artigos, tutoriais, trechos de código e uma lista de discussão de email bem movimentada. Destaque para a área da Documentação, composta por um ótimo material para iniciantes e intermediários.

GTK e PyGTK

GTK+ é um toolkit multi-plataforma para a criação de interfaces gráficas. É o toolkit padrão do Sugar, o ambiente de interface do XO.

PyGame

É a biblioteca oficial para desenvolvimento de jogos pela OLPC. Mais informações, Pygame e Pygame wrapper

pygsear

É um conjunto de bibliotecas que trabalha com a pygame.

  • Site - Tutoriais e download dos pacotes.

EToys/Squeak

O EToys é uma das atividades incluídas nas versões atuais do XO. É uma ambiente de programação visual construído em cima da versão Squeak da linguagem Smalltalk-80. É possível ter acesso completo ao Squeak se necessário, mas muitos jogos interessantes podem ser criados inteiramente no EToys.


Empacotando um atividade

Um guia passo a passo sobre criar uma atividade no Sugar

Arte

  • Estúdio Livre - Excelente enciclopédia com tutoriais de software livre para autoração de imagens, sons e vídeos.
  • OpenCliparts - vários cliparts em domínio público.
  • Virtual Worlds - modelos 3d, mapas e texturas para jogos gratuitos
  • Open Content Library - Lista de links de sites com conteúdo livre.
  • Internet Archive - muito audio, vídeo, texto and imagem sob licença CC-share alike.
  • Molotov.ru vários sprites de várias licenças.
  • Free Sprites um conjunto de 700 sprites com licença creative commons! Bons para RPG.
  • Sprites vários sprites com licença GPL.
  • Jogo com arte livre - tem sprites de grama, tanques, casa, prédios.