OLPC Brazil

From OLPC
Revision as of 19:18, 18 February 2007 by Ptdrumm (talk | contribs) (revinculação do CERTI para página interna)
Jump to: navigation, search

História

2005

A idéia do OLPC foi apresentada ao governo brasileiro por ocasião do Forum Econômico Mundial em Davos, Suiça, em janeiro de 2005. Em junho, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil, especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só aceitou a idéia, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Em 6 de junho, Walter Bender e David Cavallo apresentam, no FISL6.0, em Porto Alegre, a palestra intitulada "Media Lab and Free Software". Essencialmente expondo o Media Lab como berço do software livre, evidenciam o conceito do projeto (do laptop de US$100), onde o software livre é mandatório.

Desde julho, o grupo instituído - denominado Comitê Gestor - passou a estudar o projeto, ouvindo e discutindo com o MIT, com a Academia, com a Indústria e o com próprio Governo. Essas discussões consolidam as formas de lidar com o projeto nas várias frentes que se formam, de torná-lo politicamente factível e, principalmente, maximizar o seu conteúdo nacional.

Em novembro, um protótipo foi apresentado por Negroponte, em conjunto com Kofi Annan, em Tunis. Nesta ocasião, o secretário-geral da ONU publicamente endossa o projeto, e Negroponte declara quais os países interessados e comprometidos com o projeto: Argentina, Brasil, China, Egito, India, Nigéria e Tailândia.

2006

Em março, Negroponte visita novamente o Brasil, trazendo um protótipo (com um segundo design) e leva consigo a afirmação de que o governo brasileiro continua comprometido com o projeto.

Em abril, Jim Gettys apresenta no FISL7.0, em Porto Alegre, a palestra "The One Laptop per Child Project". Durante a apresentação, Jim Gettys anunciou que o sistema operacional (Linux) havia sido inicializado - com sucesso - nos protótipos da primeira geração, em testes nos laboratórios do fabricante Quanta Computers, em Taipé. Durante todo o evento, a organização OLPC manteve um stand para contatos e demonstrações.

Em maio, representantes do Brasil (assim como as forças-tarefas dos demais países lançadores) participaram de uma reunião de dois dias nos escritórios da organização OLPC, em Cambridge. Nesta ocasião, foi apresentado o primeiro protótipo funcional. No primeiro dia, Seymour Papert apresentou seu tema "learning learning"; e no segundo, o tópico principal foi a distribuição do laptop.

Em julho, aconteceu no Ministério de Ciência e Tecnologia uma reunião para discutir e avaliar o programa que pretende ampliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação brasileira. Um dos principais pontos discutidos nessa reunião foi o projeto UCA (Um Computador por Aluno) e a sua possível adptação à realidade brasileira. No encontro foram apresentados estudos técnicos sobre o projeto, produzidos por três instituições de pesquisa: Centro de Pesquisas Renato Archer, Fundação CERTI, e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP. Os estudos abordaram temas como preço de hardware, software educacional e riscos ergométricos.

Em novembro (24) na base aérea em Cumbica, em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu de Nicholas Negroponte o primeiro laptop funcional, e terá sido o primeiro chefe de Estado, em todo mundo, a receber este computador. Na ocasião, Negroponte anuncia que o Brasil vai fabricar os servidores que serão usados mundialmente no projeto, que tem uma demanda estimada entre 25 a 50 mil unidades nos primeiros 12 meses de operação.

Em dezembro, universidades, centros de P&D e outras organizações governamentais receberam do Ministério da Educação sessenta unidades do laptop para realizarem diversos testes e avaliações técnicas e funcionais. A distribuição ficou assim dividida: MEC - duas unidades, Certi - cinco unidades, CenPRA - cinco unidades, LSI/USP - vinte unidades, RNP - dez unidades, LEC/UFRGS - dez unidades, SERPRO - duas unidades. Seis unidades ainda não tiveram definição de destino.

Visão Geral

B1-mikemcgregor-1.jpg

O Lado Social

Uma poderosa ferramenta de aprendizagem criada especialmente para as crianças mais pobres que vivem nos lugares mais remotos, o laptop foi desenhado por especialistas da academia e da indústria, conjugando o talento extraordinário e a experiência coletiva de campo em todos os aspectos deste projeto humanitário e sem fins lucrativos. O resultado é uma harmonia singular de forma e função; uma máquina flexível, de custo ultra-baixo, energeticamente eficiente, responsiva e durável, com o qual muitas nações do mundo emergente podem saltar décadas

B1-mikemcgregor-2.jpg

de desenvolvimento — transformando imediatamente o conteúdo e a qualidade do aprendizado de suas crianças.

O OLPC está baseado em três premissas:

  1. Aprendizagem e educação de qualidade para todos são essenciais para alcançarmos uma sociedade justa, eqüitativa e econômica e socialmente viável;
  2. Acesso a laptops móveis em escala suficiente oferecerá reais benefícios para o aprendizado e proporcionará extraordinárias melhorias em escala nacional;
  3. Enquanto os computadores continuarem sendo desnecessariamente caros, esses benefícios continuarão sendo um privilégio para poucas pessoas.


O Lado Técnico

B1-mikemcgregor-3.jpg

O laptop das crianças não é uma versão de baixo custo de um laptop moderno; o hardware, o software e o display de um computador pessoal foram fundamentalmente reconsiderados. Diferente de qualquer outro, o laptop...

  • Cria a sua própria rede mesh assim que desembalado. Cada máquina é um roteador completo e em tempo integral. As crianças, assim como sua família e professores nas mais remotas regiões do globo, estarão conectadas, tanto umas com as outras quanto com a Internet.
  • Possui uma tela de 7,5pol., 1200×900px, TFT, e um display com uma resolução (200 dpi) superior a 95% dos laptops hoje no mercado.
    B1-mikemcgregor-4.jpg
    Dois modos são disponíveis: um, modo transmissível, a cores; e outro, modo refletivo de alta resolução, que é legível à luz do sol. Ambos consomem muito pouca energia: no modo transmissível, consome 1W, cerca de 1/7 do consumo médio de um laptop com tela LCD; e no modo refletivo, consome míseros 0,2W.
  • Pode seletivamente suspender a operação da sua CPU, o que torna possível uma economia ainda maior de energia. O laptop consome nominalmente menos que 2W - menos de 1/10 do consumo nominal de um laptop convencional; isto é tão pouco, que ele pode ter sua bateria recarregada usando a força humana. Esse avanço é crítico para meio bilhão de crianças que não tem acesso à eletricidade.

Saiba mais sobre as caracteísticas técnicas em especificação de hardware

Ações de Governo

O governo recebeu 60 laptops na versão Beta1 em novembro de 2006, para que diversas entidades trabalhem a metodologia e desenvolvam os recursos. Em Janeiro de 2007, 550 laptops serão entregues ao MEC para projetos pilotos em sala de aula


Ações da Academia e de Centros de P&D

Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI)

O LSI - Laboratório de Sistemas Intergráveis da Escola Politécnica de Universidade de São Paulo é uma das instituições brasileiras envolvidas com o projeto OLPC desde seu início. Suas contribuições na análise de viabilidade do projeto e sua aplicação no Brasil compreendem desde os testes nos protótipos das placas de sistema fornecidas em junho de 2006, funcionalidade e usabilidade, até o desenvolvimento de software educacional específico.

O LSI fez um teste com crianças, que apareceu no Jornal Nacional, em 23 de dezembro. Para ver o vídeo da Globo: CLIQUE AQUI

Dentre o software desenvolvido, destacam-se:

  • Editor Musical, um software que permite aprendizagem e composição de música de maneira fácil (saiba mais...)
  • FACIL, um editor de páginas Web concebido para ser usado por crianças (saiba mais...)

Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC)

O LEC - Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS foi convidado no final de 2006 pela Assessoria da Presidência da República e pelo Ministério da Educação a participar do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).

A missão do LEC, dentro do Projeto UCA, é coordenar a experiência piloto de construção de modelos pedagógicos que utilizem os laptops XO no Rio Grande do Sul. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu foi selecionada para esta primeira experiência. As atividades tiveram início em janeiro de 2007, quando o laboratório recebeu os dez primeiros protótipos BTest-1. Algumas das ações do chamado "Projeto Verão com o XO" foram encontros, palestras e oficinas.

Universidade Federal Fluminense (UFF)

A UFF através do seu Laboratório de Pesquisas em Comunicação de Dados Multimídia (MídiaCom), em colaboração com os departamentos de Engenharia de Telecomunicações e de Ciência da Computação, coordenará o estudo de viabilidade e robustez da rede em malha.

CERTI e CenPRA

O CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), de Florianópolis, Santa Catarina, juntamente com o CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer), de Campinas, São Paulo, estão incumbidos de realizar as validações pedagógico-funcionais, técnicas e ergonômicas.

SERPRO

O SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) está incumbido de realizar testes de hardware e software.

Ações da Indústria

Instituto Nokia de Tecnologia

O Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) é uma organização de pesquisa e desenvolvimento na área de computação Móvel.

Dentre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos, destacam-se:

  • OOM Killer para OLPC
Prover uma abordagem alternativa de gerenciamento de memória para OLPC.
A falta de memória invoca a execução do Out of Memory Killer (OOM Killer), uma implementação do kernel do Linux que encerra a execução de processos para liberar recursos de memória.
A idéia é fornecer um mecanismo de gerenciamento de meória que possa evitar a execução do OOM Killer e usar heurísticas mais adequadas para o OLPC.
  • Detecção de Memory Leak para OLPC
Utilizar a abordagem do kernel memory leak detector do Catalin Marinas para identificar vazamento de memória no espaço do kernel.
Memory leak afeta o desempenho do sistema, pois aumenta o trabalho de paginação, podendo eventualmente causar a falta de memória e o crash do sistema.
  • Cache Comprimida para o OLPC
Prover uma nova hierarquia de memória para o OLPC introduzindo um nível de cache comprimido.
Algoritmos de compressão baseados em dicionários, além de apresentarem overhead pequeno, permitem uma compressão média de 60%. Temos assim um ganho de médio de memória visível de 50%. www.linux-mm.org/CompressedCaching
  • Melhorias na interface gráfica do OLPC
Otimizações das bibliotecas GTK+ e PyGTK+ para a interface gráfica do OLPC.
  • Testes de software
Desenvolvimento e automação de testes de aplicações e do kernel do OLPC.

Ações da Comunidade

  • Curso Básico para Usuário do XO. A idéia é que, quem nunca usou um computador, seja posto em frente a um XO com seu browser na primeira lição desse curso e vá aprendendo a movimentar o ponteiro, a dar clique, a acessar um página da internet, a desligar e religar o XO etc. O curso pode ser usado nos "laboratórios" que estão acontecendo e é para ser acessado, pelo XO apenas, no endereço:www.dmu.com
  • Curso de Programação para o OLPC. Uma série de lições online para programadores - não para crianças. Uso de Smalltalk do Etoys ou JavaScript na arquitetura ALPHACity.(veja...)


  • Curso de Administração de Sistema e Criação de Pacotes (Python) . Para usuários avançados, desenvolvedores etc. Ensina detalhes do Linux implementado no XO, como descarregar arquivos usando um pendrive na porta USB etc. Ensina a criar aplicações que têm ícone na "moldura" do XO. Pode ser acessado pelo XO ou pelo IE  : (veja..)


  • ALPHACity Brasil . Protótipo sugestão de uma arquitetura, tipo GameBoy, onde, usando um avatar e "passeando" pela ruas de uma cidade, a criança (nível 2o. grau) pode encontrar várias atividades educacionais ou não. São apresentados, no protótipo, textos de aulas cobrindo matérias do currículo do 2o Grau (Matemática, História, Química etc.). E os joguinhos são relacionados com o que foi apresentado. Tem também a sugestão de um jornal diário (no Vestibular existem perguntas sobre Atualidades...), chat e outras coisas... Para ser acessado pelo XO apenas, devido à alta resolução desse (1200x900), pelo endereço: www.dmu.com


  • Blog de ALPHACity Brasil . Quase todo dia, novas notícias sobre o projeto OLPC que você pode comentar. (leia e comente...)

Artigos em português

Uma série de artigos elucidativos e abrangentes sobre o projeto como um todo, desde sua concepção até os dias de hoje podem ser lidos e apreciados nos links a seguir: