OLPC Brazil

From OLPC
Revision as of 23:24, 14 July 2006 by Ptdrumm (talk | contribs) (História)
Jump to: navigation, search

História

A idéia do OLPC foi apresentada ao governo brasileiro por ocasião do Forum Econômico Mundial em Davos, Suiça, em janeiro de 2005. Em junho do mesmo ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil, especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só aceitou a idéia, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Em 6 de junho, Walter Bender e David Cavallo apresentam, no FISL6.0, em Porto Alegre, a palestra intitulada "Media Lab and Free Software". Essencialmente expondo o Media Lab como berço do software livre, evidenciam o conceito do projeto (do laptop de US$100), onde o software livre é mandatório.

Desde julho de 2005, o grupo instituído - denominado Comitê Gestor - passou a estudar o projeto, ouvindo e discutindo com o MIT, com a Academia, com a Indústria e o com próprio Governo. Essas discussões consolidam as formas de lidar com o projeto nas várias frentes que se formam, de torná-lo politicamente factível e, principalmente, maximizar o seu conteúdo nacional.

Em novembro de 2005, um protótipo foi apresentado por Negroponte, em conjunto com Kofi Annan, em Tunis. Nesta ocasião, o secretário-geral da ONU publicamente endossa o projeto, e Negroponte declara quais os países interessados e comprometidos com o projeto: Argentina, Brasil, China, Egito, India, Nigéria e Tailândia.

Em março de 2006, Negroponte visita novamente o Brasil, trazendo um protótipo (com um segundo design) e leva consigo a afirmação de que o governo brasileiro continua comprometido com o projeto.

Em abril de 2006, Jim Gettys apresenta no FISL7.0, em Porto Alegre, a palestra "The One Laptop per Child Project". Durante a apresentação, Jim Gettys anunciou que o sistema operacional (Linux) havia sido inicializado - com sucesso - nos protótipos da primeira geração, em testes nos laboratórios do fabricante Quanta Computers, em Taipé. Durante todo o evento, a organização OLPC manteve um stand para contatos e demonstrações.

Em maio de 2006, representantes do Brasil (assim como as forças-tarefas dos demais países lançadores) participaram de uma reunião de dois dias nos escritórios da organização OLPC, em Cambridge. Nesta ocasião, foi apresentado o primeiro protótipo funcional. No primeiro dia, Seymour Papert apresentou seu tema "learning learning"; e no segundo, o tópico principal foi a distribuição do laptop.

Visão Geral e Situação Atual (julho 2006)

Sugarcomprototipo.jpg

O OLPC terá as dimensões aproximadas de 23 x 19 x 6 cm. e um peso de 1 quilo e meio.

O display será de cristal líquido com uma área de aproximadamente 115 x 11 cm. Terá duas resoluções; em preto-e-branco: 1200 x 900 e em cores: 640 x 480.

O teclado será de membrana de borracha e o controle do cursor será feito por teclas, como em certos aparelhos de video-games.

Terá autofalante e microfone embutidos.

A CPU terá memória de 128 MB e velocidade de 366 Mhz. O espaço para armazenamento será de 500 MB porém não em disco mas em uma outra tecnologia chamada "memória flash".

Trabalhará isolado ou em rede usando WIFI. Pretende-se que a escola seja um "hotspot" - tenha uma comunicação com a Internet - o que permitirá que os alunos tenham comunicação com a Rede quando na área da escola.

O sistema operacional se chama "Sugar" e é uma versão especial do Linux.

As principais empresas envolvidas no projeto são: a RedHat - sistema operacional; a AMD - chip; a ChinLin com a 3M - vídeo e a Quanta Computer - montagem final.

A previsão para termos as primeiras máquinas prontas é início de 2007. Hoje o que temos sáo protótipos da "placa-mãe" que estão sendo distribuídas para testadores (você pode se candidatar...).E versões beta do sitema operacional com algumas aplicações que virão embutidas. Na figura da esquerda podemos ver um teste usando a placa-mãe com o sistema operacional instalado e rodando um browser. É importante lembrar que o vídeo não terá essas dimensões.

Na USP, o professor Marcelo Zuffo já está testando uma dessas placas.

1st working.jpg

O comprometimento do governo brasileiro com o projeto é relativo. Existe o projeto UCA (Um Computador por Aluno) e um assessor especial da Presidência da República (Cezar Álvares) que disse em entrevista ao jornal Valor Econômico: "Nao podemos trabalhar só com as possibilidades do laptop". O governo está adquirindo 57 mil computadores "convencionais" para serem clientes de 5700 servidores. A idéia é criar laboratórios com 10 máquinas para os alunos, interligadas por rede WIFI em escolas públicas. Cerca de 6000 escolas já contam com essa estrutura.

O PROINFO, programa nacional de informática ligado ao MEC, tem R$ 83 milhões em caixa mas, como existem restrições a despesas nas proximidades das eleições, presume-se que essas máquinas só serão compradas no início de 2007.

Na figura à direita vemos um protótipo do OLPC mostrado na última demo pública.

Existem duas "listas" brasileiras sobre o OLPC. A "oficial"(?) pode ser encontrada aqui .

A outra é coordenada pelo pessoal da Fapesp, a Laptop100-Commits

Existe também um Swiki criado pelo pessoal da Merlintec

Maiores detalhes sobre o software nativo e o conteúdo adicional a ser desenvolvido você encontra nesse link: Com açucar e com afeto