OLPC Brazil

From OLPC
Revision as of 23:15, 31 July 2006 by Ptdrumm (talk | contribs)
Jump to: navigation, search

História

A idéia do OLPC foi apresentada ao governo brasileiro por ocasião do Forum Econômico Mundial em Davos, Suiça, em janeiro de 2005. Em junho do mesmo ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil, especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só aceitou a idéia, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Em 6 de junho, Walter Bender e David Cavallo apresentam, no FISL6.0, em Porto Alegre, a palestra intitulada "Media Lab and Free Software". Essencialmente expondo o Media Lab como berço do software livre, evidenciam o conceito do projeto (do laptop de US$100), onde o software livre é mandatório.

Desde julho de 2005, o grupo instituído - denominado Comitê Gestor - passou a estudar o projeto, ouvindo e discutindo com o MIT, com a Academia, com a Indústria e o com próprio Governo. Essas discussões consolidam as formas de lidar com o projeto nas várias frentes que se formam, de torná-lo politicamente factível e, principalmente, maximizar o seu conteúdo nacional.

Em novembro de 2005, um protótipo foi apresentado por Negroponte, em conjunto com Kofi Annan, em Tunis. Nesta ocasião, o secretário-geral da ONU publicamente endossa o projeto, e Negroponte declara quais os países interessados e comprometidos com o projeto: Argentina, Brasil, China, Egito, India, Nigéria e Tailândia.

Em março de 2006, Negroponte visita novamente o Brasil, trazendo um protótipo (com um segundo design) e leva consigo a afirmação de que o governo brasileiro continua comprometido com o projeto.

Em abril de 2006, Jim Gettys apresenta no FISL7.0, em Porto Alegre, a palestra "The One Laptop per Child Project". Durante a apresentação, Jim Gettys anunciou que o sistema operacional (Linux) havia sido inicializado - com sucesso - nos protótipos da primeira geração, em testes nos laboratórios do fabricante Quanta Computers, em Taipé. Durante todo o evento, a organização OLPC manteve um stand para contatos e demonstrações.

Em maio de 2006, representantes do Brasil (assim como as forças-tarefas dos demais países lançadores) participaram de uma reunião de dois dias nos escritórios da organização OLPC, em Cambridge. Nesta ocasião, foi apresentado o primeiro protótipo funcional. No primeiro dia, Seymour Papert apresentou seu tema "learning learning"; e no segundo, o tópico principal foi a distribuição do laptop.

Em julho de 2006, aconteceu no Ministério de Ciência e Tecnologia uma reunião para dicutir e avaliar o programa que pretende ampliar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação brasileira. Um dos principais pontos discutidos nessa reunião foi o projeto UCA (Um Computador por Aluno) e a sua possível adptação à realidade brasileira. No encontro foram apresentados estudos técnicos sobre o projeto, produzidos por três instituições de pesquisa: Centro de Pesquisas Renato Archer, Fundação CERTI, e Laboratório de Sistemas Integráveis da USP. Os estudos abordaram temas como preço de hardware, softwares educacionais e riscos ergométricos.

Visão Geral e Situação Atual (julho/agosto 2006)

Sugarcomprototipo.jpg

O micro OLPC terá as dimensões aproximadas de 23 x 19 x 6 cm. e um peso de cerca de 1 quilo e meio.

A tela será de cristal líquido com uma área de aproximadamente 15.2 x 11.3 cm. Terá duas resoluções; em preto-e-branco: 1200 x 900 e em cores: 640 x 480.

O teclado será de membrana de borracha e o controle do cursor será feito por teclas, como em certos aparelhos de video-games.

Terá autofalante e microfone embutidos.

A CPU terá memória de 128 MB e velocidade de 366 Mhz. O espaço para armazenamento será de 500 MB porém não em disco mas em uma outra tecnologia chamada "memória flash".

Trabalhará isolado ou em rede usando uma variação do WIFI. Pretende-se que a escola seja um "hotspot" - tenha uma comunicação com a internet - o que permitirá que os alunos tenham comunicação com a Rede quando na área da escola.

Uma das características do projeto é o estabelecimento do chamado "Mesh" . É uma rede de comunicação de dados sem fio em que cada dispositivo atua como transmissor e receptor de informações.

Para efeito de comparação, numa rede WIFI comum existem os tais “hotspots”, aparelhos “centrais” que enviam dados para uma rede de laptops em volta. Isso significa que na rede WIFI convencional, não há troca entre os laptops.

Já no caso dos micro OLPC, as antenas presentes no aparelho continuam ativas mesmo quando ele está longe da escola e cada micro vai funcionar como uma “ponte” para que uns computadores possam se comunicar com outros sempre - dentro de um raio de distância, claro.

O sistema operacional se chama "Sugar" e é uma versão especial do Linux.

As principais empresas envolvidas no projeto são: a RedHat - sistema operacional; a AMD - chip; a ChinLin com a 3M - vídeo e a Quanta Computer - montagem final.

A previsão para termos as primeiras máquinas prontas é início de 2007. Hoje o que temos sáo protótipos da "placa-mãe" que estão sendo distribuídas para testadores (você pode se candidatar...).E versões beta do sitema operacional com algumas aplicações que virão embutidas. Na figura da esquerda podemos ver um teste usando a placa-mãe com o sistema operacional instalado e rodando um browser. É importante lembrar que o vídeo não terá essas dimensões.

Na USP, o professor Marcelo Zuffo já está testando uma dessas placas.

1st working.jpg

O comprometimento do governo brasileiro com o projeto não é definitivo ainda. Existe o projeto UCA (Um Computador por Aluno) e um assessor especial da Presidência da República (Cezar Álvares) que disse em entrevista ao jornal Valor Econômico: "Nao podemos trabalhar só com as possibilidades do laptop". O governo está adquirindo 57 mil computadores "convencionais" para serem clientes de 5700 servidores. A idéia é criar laboratórios com 10 máquinas para os alunos, interligadas por rede WIFI em escolas públicas. Cerca de 6000 escolas já contam com essa estrutura.

O PROINFO, programa nacional de informática ligado ao MEC, tem R$ 83 milhões em caixa mas, como existem restrições a despesas nas proximidades das eleições, presume-se que essas máquinas só serão compradas no início de 2007.

Na figura à direita vemos um protótipo do micro OLPC mostrado na última demo pública.

Existem duas "listas" brasileiras sobre o projeto OLPC. A "oficial"(?) pode ser encontrada aqui .

A outra é coordenada pelo pessoal da Fapesp, a Laptop100-Commits

Existe também um Swiki criado pelo pessoal da Merlintec

Se você tem um site, pode usar uma dessas mini-figuras (essas são as prováveis variações de cores que estarão disponívies) para definir um link para essa página principal do projeto OLPC Brasil (não vamos explicar como se faz isso por que, se você tem um site, deve saber...):

Tall-badge-red-black.png Tall-badge-black-red.png Tall-badge-red-blue.png Tall-badge-black-white.png Tall-badge-red-white.png Tall-badge-blue-red.png Tall-badge-red-yellow.png Tall-badge-green-orange.png Tall-badge-white-black.png Tall-badge-green-white.png Tall-badge-white-blue.png Tall-badge-green-yellow.png Tall-badge-white-green.png Tall-badge-ltblue-white.png Tall-badge-white-ltblue.png Tall-badge-orange-green.png Tall-badge-white-orange.png Tall-badge-orange-orange.png Tall-badge-white-red.png Tall-badge-orange-white.png Tall-badge-yellow-green.png



Não sabe para onde ir a partir daqui? Sugerimos os links: