OLPCities/ALPHACity Brasil

From OLPC
< OLPCities
Revision as of 16:06, 5 October 2006 by Adamascj (talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Na realidade existe um projeto internacional chamado OLPCities. ALPHACity Brasil é apenas um protótipo em fase alfa de uma versão brasileira. (Um projeto de IT tem, geralmente, uma fase alfa antes de uma fase beta que precede a versão definitiva da aplicação).

2000AC.png

O projeto "OLPCities" é modular. Qualquer pessoa pode criar um "Lot" que será disponível gratuitamente. Um "Lot" está numa "Street" e tem um endereço (é realmente uma página web que pode estar em qualquer servidor web). Se um "Lot" foi criado em inglês, um francês pode criar uma versão na sua lingua para sua "OLPCité". Um "Lot" contém uma atividade que pode ser um jogo (educacional ou não), um artigo sobre qualquer assunto etc. etc. Como nós temos o protótipo (ALPHACity Brasil) rodando AGORA, você vai entender melhor nossa idéia logo. Espere um pouco, leia um pouco mais...

A idéia do projeto é a criação de uma interface no estilo de jogos do GameBoy da Nintendo (usando 3D ortogonal como "Zelda", "Mario Bros." etc.), através do qual o aluno, "andando" com um avatar (um, de vários, pode ser escolhido) pelas "Streets", encontrará várias atividades.

Se você conhece:

  • 1) um pouco de programação;
  • 2) um pouco de desenho;
  • 3) um pouco de qualquer assunto interessante
  • 4) e um pouco de inglês para entender os tutoriais que vamos apresentar aqui

ou se você consegue criar um grupo tendo esses skills, você pode criar um "Lot" ou uma "OLPCity" completa.

Se você não tem um servidor web para publicar seu trabalho pode enviar ele para nós, que publicaremos.

Pode-se ir de uma OLPCity para outra. Isso pode ser visto no protótipo.

O sistema tem "autosave". Se o garoto desliga seu laptop estando no endereço X, quando voltar para aquela cidade seu avatar estará nesse endereço.

Já existem mais de 10 atividades implantadas no protótipo, nas áreas de Estudos Sociais, História, Inglês etc.

O sistema tem interligação, na segunda camada com um banco de dados num servidor remoto, o que permite, por exemplo, a criação de pesquisas de opinião com resultados publicados em tempo real. Já existe uma pesquisa de opinião sobre a eleição para presidente. Nós criamos essa segunda camada em ASP .NET usando um banco de dados Access (porque nosso servidor é Windows) mas podem ser usadas Java Servlets, PHP e qualquer banco de dados (MySQL, Oracle ...)

Nosso protótipo, chamado "ALPHACity Brasil", ainda em início de desenvolvimento, já está on line e acreditamos que possa ser acessado por qualquer browser - testada apenas no Internet Explorer.

Pode ser visto também num simulador do micro OLPC que roda no Windows XP, que está disponível para download, com instruções passo a passo, nesse [1] link.

Na figura vemos (no simulador) um "Lot" com uma atividade de História, em que o avatar (atrás da fogueira) deve ir "conversar" com outros caracteres. A "cena" se passa no ano 3000 A.C.!


Jornalolpc.png

Está sendo também publicado um jornal DIÁRIO com notícias escolhidas para serem lidas por alunos entre 8 e 18 anos. Pretende ter linguagem adequada para essa faixa etária e muitas explicações (por exemplo: O que é PIB?) são dadas junto com as notícias.

O endereço para entrar em ALPHACity é http://www.dmu.com/olpc Você pode experimentar o projeto AGORA!

Apesar de criado para o projeto OLPC, a ALPHACity Brasil pode ser usada por qualquer pessoa, criança ou não, desde que tenha um computador com acesso a internet.

Qualquer dúvida ou sugestão pode ser apresentada aqui, abrindo a lingueta: discussion.

There are , at this Wiki, some lessons (in english) about how to use specific JavaScript libraries that support the "OLPCities" project. And details about the architecture of the application. The link is: OLPCities Tutorials.