O Wiki da OLPC

From OLPC
Revision as of 21:03, 27 May 2007 by Ptdrumm (talk | contribs) (added box (Template: Latest Releases))
Jump to: navigation, search
  This page is monitored by the OLPC team.
  Tradução de The OLPC Wiki original  
   english | عربيپښتوбългарскиdeutschespañolfrançaiskreyòl ayisyenitaliano日本語한국어монголBahasa Melayuनेपालीnorskportuguêsromânăрусскийkinyarwandatürkçe中文繁體中文   +/- alterações  


Acrescente
novo conteúdo

Bem-vindo ao wiki da OLPC, o sítio de informações colaborativas sobre o projeto One Laptop per Child, e sobre projetos e comunidades relacionados. Nós temos atualmente 9,909 páginas e mais de mil colaboradores registrados; junte-se a nós e compartilhe suas idéias.

O que há de novo


  • As máquinas B3 chegaram nos escritórios da OLPC em Cambridge na sexta-feira (25). Estas máquinas, próximas da versão final, têm um processador Geode LX, melhores teclado e touchpad, vários aperfeiçoamentos elétricos e mecânicos e uma brilhante e colorida logomarca XO atrás. Primeira impressão: Uau!!
  • Atualização recente: a nova versão estável, Build 406, em conjunto com uma nova versão do firmware, Q2C11, já estão disponíveis. Por favor atualizem suas máquinas: a a imagem de auto-reinstalação facilita este trabalho; você encontrará muitos aperfeiçoamentos em virtualmente todas as funções de sistema (Release notes).
  • As primeiras máquinas pré-B3 já foram montadas e estão operacionais.


Atualizações semanais podem ser vistas em Current events (em inglês).

Sobre One Laptop per Child

Green and white machine.jpg
É um projeto de educação, não um projeto de laptop.
Nicholas Negroponte


Este é o wiki para a associação One Laptop per Child. A missão dessa associação sem fins lucrativos é desenvolver um laptop de baixo custo — o "laptop de US$100" — uma tecnologia que poderá revolucionar a forma com a qual educamos as crianças do mundo. Nossa meta é prover as crianças em todo o mundo com novas oportunidades para explorar, experimentar e expressar-se.

Por que as crianças em países em desenvolvimento precisam de laptops?

Laptops são uma janela e uma ferramenta; uma janela para o mundo e uma ferramenta para pensar. Eles são uma maravilhosa maneira para que todas as crianças aprendam a aprender, através da interação e exploração independentes.

OLPC adota cinco princípios centrais: (1) propriedade da criança; (2) idades baixas; (3) saturação; (4) conexão; e (5) livre e em código aberto.

Mais sobre A Máquina das Crianças e Visão de Aprendizagem.

O que poderá ser encontrado neste wiki

Um bom lugar para começar a explorar este wiki é a página Um Laptop por Criança, que dá uma visão geral do projeto. Existe uma lista de perguntas mais freqüentes (FAQ) (em inglês); um lugar para fazer perguntas (em inglês); e várias páginas em Especificação de hardware, software (em inglês), conteúdo (em inglês), e o programa de desenvolvedores (em inglês) — e um wiki para desenvolvimento de softare (em inglês). Sugar é uma nova interface com suas próprias interface guidelines (em inglês). Existem também páginas discussões em assuntos relativos à distribuição e discussões específicas por país (em inglês). Uma tabela de conteúdo (em inglês) também está disponível. O último build está sempre disponível aqui. O último build estável está sempre disponível aqui.

Sobre este wiki

O objetivo deste wiki é tanto compartilhar informações sobre o projeto, quanto solicitar idéias e feedback. Os artigos e discussões variam do técnico ao epistemológico. Estimulamos os comentários e discussões em todas as páginas (por favor, use a aba "discussão" no topo de cada página). Por favor, restrinja as edições da página dos artigos a fatos, não opiniões. Recomendamos que assine sua contribuição e faça um bom uso de citações e links. (Caso não tenha, crie uma conta, e por favor use ~~~~ como assinatura para seus comentários). Note ainda que as páginas que incluem o template {{OLPC}} — como esta própria — são mantidas pela equipe da OLPC e são geralmente representativas do estado atual do projeto. Outras páginas — criadas pelo público — devem ser lidas com essa observação em mente.

Sobre o projeto no Brasil

Para saber mais sobre como o projeto vem acontecendo no Brasil, visite a página OLPC Brasil