O Wiki da OLPC

From OLPC
Revision as of 12:34, 24 September 2007 by Ptdrumm (talk | contribs) (sync w/ 66258 - new link for 'submit new content')
Jump to: navigation, search
  This page is monitored by the OLPC team.
  Tradução de The OLPC Wiki original  
   english | عربيپښتوбългарскиdeutschespañolfrançaiskreyòl ayisyenitaliano日本語한국어монголBahasa Melayuनेपालीnorskportuguêsromânăрусскийkinyarwandatürkçe中文繁體中文   +/- alterações  


Acrescente
novo conteúdo

Bem-vindo ao wiki da OLPC, o sítio de informações colaborativas sobre o projeto One Laptop per Child, e sobre projetos e comunidades relacionados. Nós temos atualmente 9,909 páginas e cerca de dois mil colaboradores registrados; junte-se a nós e compartilhe suas idéias. Existe um sítio laptop.org não-wiki.

O que há de novo


  • Estamos em fase de testes à medida em que nos aproximamos da produção em massa; sua ajuda e feedback são bem-vindas (veja Test issues).
  • O Laptop XO ganhou o Index Award de 2007 na categoria comunidade.
  • Ivan Krstić foi indicado para a prestigiosa TR35 List of Top Young Innovators da Technology Review. Ivan tem sido reconhecido pela TR como um dos inovadores top de idade até 35 anos por seu trabalho na inovadora plataforma de segurança computacional, Bitfrost.
  • As máquinas C1 já foram construídas e já estão em Cambridge; essas serão as últimas máquinas de teste antes do início da produção em massa. Elas estão geniais!
  • A versão Build 542, apresenta muitas características importantes de colaboração, de conectividade e de Journal, incluindo: colaboração em tempo real em muitas atividades (Write, Read, Chat, Record, Etoys, TamTam, Memorize, Connect4, etc.); suporte para configuração automática de pontos do portal mesh (MPP) e configuração automática malhas ad-hoc (permitindo colaboração sem qualquer dependência da infraestrutura ou acesso à Internet); ativação anti-roubo na instalação; e registro e backup no servidor da escola. (Veja OLPC Trial-2 Software Release Notes e 542 Demo Notes). Note que a versão Build 542 não é adequada para sistemas B2-1; para tais sistemas, continue a usando Build 406.15.
  • A Intel se une à OLPC como seu mais novo membro.
  • Existe uma nova skin para esse wiki; graças a Simon Dorner e a equipe do OLPC Austria (você pode mudar skins via Special:Preferences depois de fazer o seu login).
  • A OLPC ganha o Bridge Builder Award da organização Bridging Nations por Inovações Tecnológicas para Reduzir a Brecha Digital (Technological Innovation for Bridging Digital Divide ).
  • Um relatório da OLPC na Nigéria: A Escola Galadima
  • Novo marco: a malha pode operar autonomamente ainda que o XO esteja em modo suspenso.


Atualizações semanais podem ser vistas em Current events (em inglês).

Sobre One Laptop per Child

Green and white machine.jpg
É um projeto de educação, não um projeto de laptop.
Nicholas Negroponte


Este é o wiki para a associação One Laptop per Child. A missão dessa associação sem fins lucrativos é desenvolver um laptop de baixo custo — o "laptop de US$100" — uma tecnologia que poderá revolucionar a forma com a qual educamos as crianças do mundo. Nossa meta é prover as crianças em todo o mundo com novas oportunidades para explorar, experimentar e expressar-se.

Por que as crianças em países em desenvolvimento precisam de laptops?

Laptops são uma janela e uma ferramenta; uma janela para o mundo e uma ferramenta para pensar. Eles são uma maravilhosa maneira para que todas as crianças aprendam a aprender, através da interação e exploração independentes.

OLPC adota cinco princípios centrais: (1) propriedade da criança; (2) idades baixas; (3) saturação; (4) conexão; e (5) livre e em código aberto.

Mais sobre A Máquina das Crianças e Visão de Aprendizagem.

O que poderá ser encontrado neste wiki

Um bom lugar para começar a explorar este wiki é a página Um Laptop por Criança, que dá uma visão geral do projeto. Existe uma lista de perguntas mais freqüentes (FAQ) (em inglês); um lugar para fazer perguntas (em inglês); e várias páginas em Especificação de hardware, software (em inglês), conteúdo (em inglês), e o programa de desenvolvedores (em inglês) — e um wiki para desenvolvimento de softare (em inglês). Sugar é uma nova interface com suas próprias interface guidelines (em inglês). Existem também páginas discussões em assuntos relativos à distribuição e discussões específicas por país (em inglês). Uma tabela de conteúdo (em inglês) também está disponível. O último build está sempre disponível aqui. O último build estável está sempre disponível aqui. (Atenção: use 406.15 para as máquinas B1 e B2; use 542 para máquinas B4.)

Sobre este wiki

O objetivo deste wiki é tanto compartilhar informações sobre o projeto, quanto solicitar idéias e feedback. Os artigos e discussões variam do técnico ao epistemológico. Estimulamos os comentários e discussões em todas as páginas (por favor, use a aba "discussão" no topo de cada página). Por favor, restrinja as edições da página dos artigos a fatos, não opiniões. Recomendamos que assine sua contribuição e faça um bom uso de citações e links. (Caso não tenha, crie uma conta, e por favor use ~~~~ como assinatura para seus comentários). Note ainda que as páginas que incluem o template {{OLPC}} — como esta própria — são mantidas pela equipe da OLPC e são geralmente representativas do estado atual do projeto. Outras páginas — criadas pelo público — devem ser lidas com essa observação em mente.

Sobre o projeto no Brasil

Para saber mais sobre como o projeto vem acontecendo no Brasil, visite a página OLPC Brasil