O Wiki da OLPC

From OLPC
Revision as of 10:03, 9 November 2007 by Ptdrumm (talk | contribs) (sync w/ 76111 + mass production + wikinews)
Jump to: navigation, search
  This page is monitored by the OLPC team.
  Tradução de The OLPC Wiki original  
   english | عربيپښتوбългарскиdeutschespañolfrançaiskreyòl ayisyenitaliano日本語한국어монголBahasa Melayuनेपालीnorskportuguêsromânăрусскийkinyarwandatürkçe中文繁體中文   +/- alterações  


Acrescente
novo conteúdo

Bem-vindo ao wiki da OLPC, o sítio de informações colaborativas sobre o projeto One Laptop per Child, e sobre projetos e comunidades relacionados. Nós temos atualmente 9,909 páginas e cerca de dois mil colaboradores registrados; junte-se a nós e compartilhe suas idéias. Existe um sítio laptop.org não-wiki.

O que há de novo

  • Início da produção em série na Quanta
    A produção em série já começou!


  • Um tour rápido sobre o laptop: veja aqui.
  • Tem curiosidade em saber que software roda no laptop? Veja a grade de Atividades para um panorama geral.
  • Estamos em fase de testes à medida em que nos aproximamos da produção em massa; sua ajuda e feedback são bem-vindas (veja Test issues).


Atualizações semanais podem ser vistas em Current events (em inglês).


Sobre One Laptop per Child

Green and white machine.jpg
É um projeto de educação, não um projeto de laptop.
Nicholas Negroponte


Este é o wiki para a associação One Laptop per Child. A missão dessa associação sem fins lucrativos é desenvolver um laptop de baixo custo — o "laptop de US$100" — uma tecnologia que poderá revolucionar a forma com a qual educamos as crianças do mundo. Nossa meta é prover as crianças em todo o mundo com novas oportunidades para explorar, experimentar e expressar-se.

Por que as crianças em países em desenvolvimento precisam de laptops?

Laptops são uma janela e uma ferramenta; uma janela para o mundo e uma ferramenta para pensar. Eles são uma maravilhosa maneira para que todas as crianças aprendam a aprender, através da interação e exploração independentes.

OLPC adota cinco princípios centrais: (1) propriedade da criança; (2) idades baixas; (3) saturação; (4) conexão; e (5) livre e em código aberto.

Mais sobre A Máquina das Crianças e Visão de Aprendizagem.


Quer saber mais? Talvez se envolver?

Um bom lugar para começar a explorar este wiki é a página Um Laptop por Criança, que dá uma visão geral do projeto. Existe uma lista de perguntas mais freqüentes (FAQ) (em inglês); um lugar para fazer perguntas (em inglês); lugares para se envolver, participar e vagas de emprego; Nós podemos usar alguma ajuda extra traduzindo e preparando conteúdo em geral, por exemplo. Existem várias páginas em Especificação de hardware, software (em inglês), conteúdo (em inglês), e o programa de desenvolvedores (em inglês) — e uma wiki em separado para desenvolvimento de software. Sugar é uma interface original com suas próprias recomendações de interface. Existem também páginas de discussão sobre desenvolvimento e discussões específicas de países. Um índice mais extenso também está disponível.

Se você quiser testar o laptop, não é muito difícil emular o XO no seu PC. Melhor ainda: você pode nos ajudar Better yet: you can support us by getting the real deal with Give 1 Get 1. O último build está sempre disponível aqui. O último build estável está sempre disponível aqui. (Atenção: use 406.15 para as máquinas B1 e B2; use 542 para máquinas B4.)

OLPC também está preenchendo algumas vagas de tempo integral.


Sobre este wiki

O objetivo deste wiki é tanto compartilhar informações sobre o projeto, quanto solicitar idéias e feedback. Os artigos e discussões variam do técnico ao epistemológico. Estimulamos os comentários e discussões em todas as páginas (por favor, use a aba "discussão" no topo de cada página). Por favor, restrinja as edições da página dos artigos a fatos, não opiniões. Recomendamos que assine sua contribuição e faça um bom uso de citações e links. (Caso não tenha, crie uma conta, e por favor use ~~~~ como assinatura para seus comentários). Note ainda que as páginas que incluem o template {{OLPC}} — como esta própria — são mantidas pela equipe da OLPC e são geralmente representativas do estado atual do projeto. Outras páginas — criadas pelo público — devem ser lidas com essa observação em mente.

Sobre o projeto no Brasil

Para saber mais sobre como o projeto vem acontecendo no Brasil, visite a página OLPC Brasil