Poll Builder: Lesson 2/lang-pt

From OLPC
< Poll Builder: Lesson 2
Revision as of 23:32, 16 August 2007 by Ptdrumm (talk | contribs) (initial translation to pt-br)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search
  Tradução de Poll Builder: Lesson 2 original  
  Poll Builder: Lesson 2/translations   +/- alterações  

Construtor de Enquete - Aula 2: Construa uma Enquete

Tagline-olpc.jpg

1) Faça sua própria enquete! A meta é construir uma enquete que seja interessante para você, e aprender a coletar votos/opiniões de pessoas e chegar a conclusões ou tomar decisões baseadas na sua própria enquete.

Exemplo de idéia para enquete: “Qual é a sua atividade favorita no XO?”

Você pode usar esta enquete na sua sala-de-aula ou na sua família para descobrir qual atividade é a mais favorita ou popular.

2) Abra a atividade Construtor de Enquete e clique no botão “Construir uma Enquete” na parte inferior da tela.

3) Preencha com os detalhes da sua enquete no formulário em branco que aparece. Digite o título da enquete, perguntas e respostas, e o número de votos que você quer coletar.

4) Pense a respeito do seu “Título da Enquete” e da “Pergunta.” O título é o nome da sua enquete, e a pergunta é o que você quer saber. No nosso exemplo de enquete, o título é “Comida Favorita” e a pergunta é “qual é a sua comida favorita?”

5) Em seguida, digite o número de votos que você quer coletar na sua enquete. Esse número é chamado de “tamanho da amostra” por pesquisadores. Para fazer isso corretamente, pense sobre quantas pessoas você quer que participem da enquete. Se são todos os alunos da sua classe? Só os de 12 anos? Todas as pessoas de sua família? Todas as mulheres de sua cidade?

6) Agora digite as “Escolhas de resposta,” que você quer que as pessoas escolham. Você pode oferecer 2, 3, 4 ou 5 escolhas de resposta nessa enquete. No seu exemplo Comida Favorita, as escolhas podem ser: 1. Pão, 2. Arroz, 3. Feijão, 4. Doces, 5. Bananas.

7) Uma vez que você preencheu todos os campos do “Construir uma Enquete”, clique em “Passo 1: Prever” para ver como ficará sua enquete.

8) Se você gostar do resultado, clique em “Guardar Enquete.”

9) Se você quiser fazer alguma alteração, clique em “Editar Enquete.” Você pode alterar a informação em qualquer campo.

10) Quando o resultado for satisfatório, clique em “Passo 2: Guardar Enquete” -- sua enquete então será construída.