Um Laptop por Criança

From OLPC
Revision as of 21:15, 3 April 2007 by Xavi (talk | contribs) (switch to Translation template)
Jump to: navigation, search
  Tradução de One Laptop per Child probable original version  
  english | españolitaliano日本語한국어portuguêsromânăрусский中文繁體中文   +/- alterações  

O MIT Media Lab lançou uma nova iniciativa de pesquisa para desenvolver um laptop de US$ 100, uma tecnologia que pode revolucionar a forma como educamos as crianças no mundo. Para alcançar esse objetivo foi criada uma nova organização sem fins lucrativos, a One Laptop per Child (OLPC). (Veja a página oficial do projeto laptop.org.) Note que há uma ampla descrição do projeto na Wikipedia.

O hardware

O protótipo Green Machine (Máquina Verde), projetado pela Design Continuum, foi apresentado na WSIS, Tunísia, pelo Secretário Geral das Nações Unidas Kofi Annan e pelo Nicholas Negroponte.

A Green Machine com manivela

Fuse Project desenvolveu alguns protótipos mais recentes: a Blue Machine (Máquina Azul), a Yellow Machine (Máquina Amarela), a Red Machine (Máquina Vermelha) e a mais recente, a Green-and-White Machine (Máquina Verde-e-Branca).

A Máquina Azul
A Máquina Amarela
A Máquina Vermelha
A Máquina Verde-e-Branca

A especificação de hardware para a máquina da primeira geração está bem determinada. Existem muitos aspectos nos quais este desenho é verdadeiramente inovador, e faz com que seja o primeiro em uma nova classe de sistemas, diferentemente de qualquer outro "laptop" no mundo.

O software

Nós estamos comprometidos com os princípios do Software Aberto neste projeto. Por favor veja o nosso manifesto: OLPC com software aberto.

Desenvolver software para esta máquina é relativamente simples, mas existem umas restrições relativas ao desenvolvimento às quais você deve prestar atenção. Nosso parceiro no desenvolvimento de software é a Red Hat. Em fevereiro foi lançado a versão beta do SDK, incluíndo um emulator.

Nos iniciamos uma lista de tarefas de software OLPC. Por favor ajude-nos a aprimorar essa lista.

Discussão dos Desafios de Mensagens Instantâneas apresenta um contexto para pensarmos sobre os diferentes desafios apresentados pelo uso das atuais aplicações de mensagens instantâneas no laptop de $100. Estes problemas precisam ser superados para que mensagens instantâneas sejam usáveis nos ambientes onde o laptop de $100 será usado.

Discussão das características dos eBook é uma página na qual as características tradicionais e não tradicionais são discutidas tanto de forma abstrata como em relação aos diversos leitores de eBook (Livros Eletrônicos) existentes.

Conteúdo Educacional

O OLPC está baseado nas teorias de aprendizado "construcionistas" introduzidas por Seymour Papert e, mais tarde, por Alan Kay, bem como nos princípios expressos no livro 'Being Digital' de Nicholas Negroponte. O texto "Models for growth—towards fundamental change in learning environments" de David Cavallo dá uma boa introdução à nossa filosofia de trabalho.

Planos para o lançamento

Os laptops serão vendidos aos governos e entregues às crianças pelas escolas na base de "um laptop por criança." Dicussões continuam com a China, Brasil, Argentina, Egito, Nigéria e Tailândia. Um grupo adicional, mas modesto, de máquinas será usado para distribuição entre as comunidades de desenvolvedores em vários outros países. Uma versão comercial da máquina será estudada paralelamente.

Existe uma série de páginas neste wiki dedicadas à OLPC_Thailand, OLPC_Brazil, OLPC_Argentina, OLPC_Egypt, OLPC_Nigeria, OLPC_China, e OLPC_Nepal. Outras páginas seguirão.

Se envolvendo

Existe uma página neste wiki dedicata a Se Envolvendo no OLPC e um Conjunto de Idéias para o OLPC.

FAQ

O FAQ (perguntas mais frequentes) oficial está no sitio do projeto, mas sinta-se à vontade para fazer perguntas adicionais em: OLPC FAQ.