Atividade: Regras de Jogos

From OLPC
Jump to: navigation, search

Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental




Objetivos iniciais:

- Perceber, reproduzir e criar regras de jogos
- Conhecer jogos
- Conhecer regras de trânsito



Recomendações para o professor:

  1. Conexão Internet
  2. Conhecer os programas Hagaquê, Squeak e Dominó
  3. Preparar um blog para a turma




==Prévia==

(Para ser realizado antes das atividades no computador)

O professor pode começar perguntando aos alunos quem sabe jogar “Adedanha” (que é aquele jogo em que, a partir da contagem dos dedos das mãos, relacionamo-os às letras do alfabeto e, em seguida, criam-se várias categorias de nomes de pessoas, lugares, cores, flores, animais etc para escrever palavras com a letra designada), e propor o jogo à turma. Como essa brincadeira é bastante difundida, cada grupo costuma ter suas próprias regras de categorias a serem listadas e diferentes atribuições de contagem de pontos para os que conseguem escrever palavras mais ou menos diferentes das dos outros participantes. É a hora de estabelecer regras comuns a todos, com a idéia do entendimento mútuo, para o desenvolvimento pleno do jogo. É imprescindível que todos conheçam as regras e concordem com elas. É um jogo bastante produtivo pela sua possibilidade de ampliação de vocabulário em condições lúdicas... vale usar o dicionário.

==Pós 1==

(para ser realizado após as atividades no computador)


Os alunos podem criar novos jogos, ou jogar velhos jogos com novas regras criadas por eles, e fazer um campeonato. O professor poderá, ainda, passar o filme “Jumanji”, que é interessantíssimo, passado dentro de um jogo mágico, onde os participantes têm que ir participando das jogadas do tabuleiro... a sinopse segue abaixo:

“Em 1869, dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar”.

Jumanji.JPG


==Pós 2==

(para ser realizado após as atividades no computador)

Os alunos devem ser incentivados a participar de jogos coletivos, com bola, do tipo, “queimado” ou “queimada”, ou sem bola – os diferentes tipos de pique, por exemplo - cada um com suas regras próprias.




==Para os alunos, já nos computadores==


??? Você sabia?


Muitos dos jogos que conhecemos, hoje, só chegaram até nós graças ao Rei Afonso X, Rei espanhol, de Castela e Leon. Ele viveu de 1221, ano de seu nascimento em Toledo, a 1284, ano de sua morte em Sevilha.

Esse rei mandou que fosse feito o "Libro de ajedrez, dados e tablas" (Livro de xadrez, dados e tabuleiros). E é graças a essa obra que muitos dos jogos antigos chegaram ao nosso conhecimento.

O Rei Afonso teve a sensibilidade de perceber nos jogos, uma forma importante de manifestação cultural.

Nessa obra estão descritos os jogos de cultura hispânica e árabe, conhecidas na península Ibérica, no norte da África e na Ásia menor, isto é, jogos de uma grande parte do mundo conhecido da época.

Assim, são descritos os jogos de xadrez (com origem na Índia), trilha (de origem egípcia), tábula (que dá origem ao gamão, jogada pelos romanos), o alquerque árabe, uma versão de xadrez para quatro jogadores, e um jogo conhecido como "Los Escaques", jogado em um tabuleiro circular, entre outros.

(referência: http://www.jogos.antigos.nom.br/alfonsox.asp)

Livro dos jogos.JPG


Livro dos jogos1.JPG

Ilustrações do "Libro de Juegos": a primeira retrata jogos de xadrez, a segunda, jogos de dados.


> Você conhece o “Jogo do Dicionário”?


É assim:

Material necessário:

1 dicionário folhas de papel lápis ou canetas Descrição:

Cada vez um jogador pega o dicionário, folheia e escolhe uma palavra estranha e que ele acha que ninguém vai conhecer.

Todos os jogadores escrevem então num pedaço de papel uma descrição/definição para essa palavra.

Não precisa ser verdadeira, mas precisa parecer verdadeira!

Aquele jogador que escolheu a palavra copia também a sua descrição numa folha de papel.

Ele recolhe, então, os papéis de todos e lê as descrições em voz alta, inclusive a verdadeira, mas sem dizer qual é qual.

Agora chegou a hora de votar!

Os jogadores votarão na descrição/definição que acreditam ser a verdadeira.

Quem acertar ou se aproximar mais da definição real, recebe 2 pontos, mas quem receber votos, ganha 1 ponto por cada voto recebido.

O jogo termina quando alguém atingir o número de pontos determinado no início da partida, por acordo feito entre os jogadores.


> Agora, vamos lá, a tarefa que propomos é que você faça uma adaptação desse “Jogo do Dicionário” para jogar com os amigos na forma ONLINE, ou seja, como transformar esse jogo, num jogo que possa jogado em computadores?

Que ferramentas da Internet você pode utilizar?

Não esqueça de estabelecer novas regras de participação.

Lembre-se que:

> as regras de todo jogo têm que ser conhecidas por todos os participantes;

> os participantes têm que concordar com elas.

Vá ao programa de "edição de textos" e descreva o seu jogo. O texto deve ser simples, para que todos entendam, mas detalhado para que não se perca nenhuma particularidade do jogo.

E depois, convide seus amigos para jogar com você.


> Agora, invente um personagem.


Esse personagem resolve fazer um jogo com algumas regras misturadas de vários outros jogos...

Isso será possível?

Crie diálogos desse personagem com outros, de maneira que ele esteja tentando explicar como é esse novo jogo inventado por ele.

Você pode utilizar um programa "editor de textos" para narrar essa história, ou fazê-la em forma de quadrinhos, desenhando os personagens e escrevendo as suas falas. Nesse caso, você pode utilizar o “Hagáquê” ou o “Squeak”, e desenhar o seu personagem, criando a sua história no formato de quadrinhos.


> Nossa próxima proposta é que você pense no trânsito, como um grande jogo (jogado por gigantes, naturalmente...) que tem as suas regras próprias, por exemplo:


Placas de trânsito.JPG


Você já conhece essas placas?


Trânsito de bicicletas.JPGProibido o trânsito de bicicletas

Trânsito atravessar.JPGProibido atravessar

Trânsito pare.JPGPare

E essas, você conhece? O que elas querem dizer?

Trânsito cegos.JPG Trânsito caminhões.JPG Trânsito esquerda.JPG

(Respostas no final da atividade*)


> Agora, junto com seus colegas, vocês vão criar placas orientadoras de condutas e atitudes que devem ser observadas na escola, ou seja, vão estabelecer regras de convivência, para serem distribuídas pela sua sala de aula e pela escola.

Para tanto, utilize as ferramentas do “editor de imagens”.

Utilize uma página/um slide para cada placa.

Lembre-se que suas placas devem ser suficientemente claras, para que todos entendam as mensagens.

Se preferir, abaixo de cada placa, escreva a regra a ser obedecida.

Façam uma apresentação das placas que vocês criaram, para todos, explicando os motivos de cada uma.

Imprimam essas produções.

Espalhem as placas pela sala de aula/escola.


> Você já jogou dominó? A origem dos dominós parece ser chinesa. Há referências de dominós na Europa a partir do século XVIII, mas deve ter aparecido no continente antes disso. Os dominós são populares num grande número de países.

Vamos aproveitar e fazer um campeonato de Dominó com os colegas? Vocês podem formar equipes nas turmas e jogar online!

Abra o programa “Dominó multiplayer” e pode começar!

Caso vocês já se correspondam com colegas de outras cidades, ampliem o campeonato, convidando-os também!

Dominó.JPG

Curiosidades:


Alguns dos jogos mais conhecidos e suas origens


Gamão: Provavelmente essa família de jogos teve origem no início das civilizações egípcia e suméria. Tabuleiros parecidos com os de hoje foram encontrados em escavações arqueológicas.


Xadrez: Aparentemente surgiu na Índia. As primeiras referências datam do século VII.


Damas: Surgiu na Europa medieval, sem que se possa precisar local e data. Recebeu elementos do Alquerque e do Xadrez.


Ludo (Pachisi): O jogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado, na forma como o conhecemos hoje.


Go: Por esse nome é conhecido no Japão e no Ocidente o jogo Wei Ki, aparentemente de origem chinesa. As primeiras referências ao jogo datam do século 6 a.C., mas deve ter surgido bem antes disso. É provavelmente o jogo de tabuleiro mais antigo do mundo, no sentido de que é aquele que há mais tempo permanece em uma forma inalterada. É muito jogado em vários países da Ásia.


Para saber mais sobre jogos e regras de trânsito, acesse:

http://www.ludomania.com.br/Variedades/variedades.html

http://www.canalkids.com.br/diversao/index.php3

http://www.regrasdojogo.hpg.ig.com.br/index1.htm (site apenas de regras de jogos)

http://www.pr.gov.br/detran/educa/formacao/sinalizacao/regulamentacao.html


> Publiquem no blog da turma a opinião de vocês a respeito da seguinte questão:

Vocês acham que os jogadores de futebol cometem muitas faltas durante o jogo, atualmente? São faltas legítimas ou desnecessárias?


(*travessia de pessoas cegas; proibido a caminhões; permitido entrar à esquerda)