Emulating the XO/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Tradução de Emulating the XO original  
  english | español日本語한국어portuguêsрусский   +/- alterações  
Emulando o XO
LiveCd (obsoleto)
QEMU (info)
Inicio Rápido : WinXP , Mac , Linux
VirtualBox
VMWare
Getting started programming
Other
Ajuda e Dicas
Category:Emulation
How to set up for
development on linux emulation
Mac
modify 

This tutorial is under translation

laptop-in-laptop

Simulando um XO

Emuladores permitem você rodar uma "máquina virtual" com uma (razoavelmente poderosa) máquina hospedeira. Aqui há alguns emuladores de sistemas disponiveis que podem ser utilizados para rodar um OLPC-XO emulado.

O melhor depende da sua plataforma e propósito - veja #Comparison of alternatives. Há atualmente certa discordancia sobre qual recomendar.

O disco de imagem dos arquivos *img.bz2 trabalha fora da caixa com o Qemu. Se você quiser usar o VirtualBox ou WMWare, você pode converter os arquivos baixados para vmdk (formato de disco de máquina virtual), entendido por ambos VirtualBox e VMWare, com os comandos

  bunzip2 <filename>.img.bz2
  qemu-img convert <filename>.img  -O vmdk <filename>.vmdk

Perceba que você tem que ter as ferramentas Qemu instaladas para realizar o passo acima.

Simulando o display 1200x900 do XO

Os emuladores listados tem sucessos variados emulando o display de alta resuolução dos XOs. VMWare chega perto, mas não atinge a resolução correta; particulamente quando emulando a aparencia do browser ( o browser faz sua própria escala de imagem). Tenha certeza da calibração utilizando alguma imagem do seu trabalho com alguem que tenha um XO verdadeiro antes de confiar no emulador para seu futuro trabalho.

Para ter 1200x900, use uma tela X remota. Veja Ajuda e dicas, em ingles e Como selecionar desenvolvimento em emulação linux pegando 1200x900, em inglês. MitchellNCharity 11:06, 9 October 2007 (EDT)

Simulando um Desktop de desenvolvedor

A maioria dos desenvolvedores das aplicações principais (core developers) usam desktops Fedora 7 (F7) ou o Ubuntu Fesity que rodam sugar-jhbuild para utilizar os últimos desenvolvimentos no código-base. Isto permite que você se integre no processo de desenvolvimento, mas isto pode ser uma dor de cabeça considerável devido a natureza frágil do processo de desenvolvimento.

Você pode rodar um desktop Fedora/Ubuntu simulado em emulação. Esta configuração não é substancialmente diferente da rodando um desktop linux regular usando sugar-jhbuild.

Nota: Esta abordagem só é realmente recomendada para aqueles que querem trabalhar no cerne do ambiente, desenvolvedores de atividades provavelmente se darão melhor usando uma imagem oficial.

Nota: Anteriormente nós tentamos fornecer LiveCD e Imagens para desenvolvedores para download. Devido ao nosso potencial humano percebemos que estas imagem estavam ficando muito distantes das imagens oficiais, então eles não são mais recomendados para desenvolvedores. Se você estiver interessado em se volutariar para manter o LiveCD ou a Imagem para desenvolvedores, por favor entre em contato com Mike Fletcher.

Comparção de alternativas

Um laptop OLPC é um hardware personalizado que roda um linux Red Hat básico, rodando o Sugar. Mas e se você não tem um laptop olpc de verdade? Aqui estão algumas opções, onde cada uma pode ser usada de duas maneiras.

plataforma propósito recomendação
Ubuntu jogos & desenvolvimento imagem do disco do XO no Qemu. Veja Guia rápido de emulação do XO.
Ubuntu 32-bit desenvolvimento central Sugar com sugar-jhbuild e Sugar no Ubuntu
Fedora jogos & desenvolvimento imagem do disco do XO no Qemu. Veja Guia rápido de emulação do XO. Talvez também em VirtualBox?
Fedora 32-bit desenvolvimento central Sugar com sugar-jhbuild e Instalando Sugar
Gentoo 32-bit desenvolvimento central Sugar com sugar-jhbuild em F7 no qemu. Ou Sugar no linux Gentoo (mais invasivo, menos estável).
Outros linux & FreeBSD jogos & desenvolvimento imagem do disco do XO no Qemu. Veja Guia rápido de emulação do XO. Talvez também em VirtualBox?
Windows jogos & desenvolvimento imagem de disco simulando xo, no VirtualBox, VMWare, ou QEMU no Windows.
Mac jogos & desenvolvimento imagem de disco simulando xo, em Qemu ou VMWare. Veja Emulating the XO/Quick Start/Mac, em inglês. Talvez também em VirtualBox? Veja também Mac.
Mac com VMWare desenvolvimento central Fedora 7 no VMWare e Sugar com sugar-jhbuild, som e rede funcionam. Veja Mac]
Mac com Parallels jogos imagem de disco simulando xo, rede funciona depois de manualmente inserir "dhclient eth0", som não funciona (Build 593).
Mac com Parallels desenvolvimento central rode Ubuntu 32-bit, e Sugar com sugar-jhbuild. Veja Mac. F7 pode ser melhor - veja abaixo

Discussão:

  • F7 é melhor que o Ubuntu para sugar-jhbuild? Se sim, poderia a recomendação para Mac Parallels ser F7 ao invés do Ubuntu, apesar do ultimo ter um bom desempenho no Mac? MitchellNCharity 10:33, 20 September 2007 (EDT)
    • Sim, você terá menos problemas com o Fedora 7, uma vez que você estiver trabalhando com Parallels (que é mais díficil que o Ubunto, eu acho). Eu uso o F7 porque tenho que poder fazer RPMs. Bert 08:33, 25 September 2007 (EDT)
  • QEMU ou VirtualBox ou VMWare?

Recomendações sobre Builds

Para rodar imagens de disco do XO, alguns builds são melhores que outros, e o mais recente não vai funcionar sempre. Aqui esta um indice do status atual. Por favor adicione suas experiencias aqui e em User Feedback on Images.

ULTIMO tem trabalhado no qemu ultimamente. O som do Tamtam não funciona #1978.

611 Tem rodado no qemu, mas não foi extensivamente testado. MitchellNCharity 12:16, 3 October 2007 (EDT)

Build 593 foi reportado[1] para boot no VMWare.

Build 557 foi reportado para trabalhar no VirtualBox e VMWare.

Uma visão geral

Uma maneira de rodar um software olpc é usar um emulador em seu pc. Veja Getting started programming para outras opções.

Note Category:Emulation and Help and tips.

Para diversão, você pode usar o LiveCd ou Inicio Rápido.

Uma abordagem possivel é instalar o sugar. Veja iniciando a programação para uma comparação.

Uma abordagem comum para desenvolvedores é utilizar QEMU com aceleração kqemu. Veja inicio rápido para saber o básico.

Though for development, we will use a different .img, one with a few extra utility programs. See OS images, including latest stable build.

Ao invés do qemu, você pode rodar VMware, e isto é uma opção adicional no Mac.

Por favor reporte suas experiencias no User Feedback on Images. Este é um Virtualization Common Room.

limitações com imagens de disco de XO.

A distinção entre o ÚLTIMO-BUIL-ESTÁVEL e o ÚLTIMO build é mais interessante para quem está utilizando um XO verdadeiro. Em emulações os desenvolvedores devem utilizar o ÚLTIMO. E quando o estável estiver velho, não-desenvolvedores provávelmente vão mudar também.



Veja Também