OLPC Brazil/15 de julho de 2006

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska


IMPORTANTE: Procuramos não ser opinativos, nos restringindo a apenas apresentar fatos. Mas é claro que isso é impossível. Se quizer fazer algum comentário, clique na lingueta "discussion", edite e ponha seu comentário.


GUTENBERG & OLPC

Muito importante foi o encontro do Ivan Krstic, com Michael Hart, o fundador do Project Gutenberg.

Projgutemberg.png


O Project Gutenberg é uma organização que coloca disponível para download livros com os direitos autorais vencidos segundo a legislação americana. São mais de 18.000 livros! Em várias linguas. 2 milhões de livros são baixados todo mês. Infelizmente em português temos apenas 54 títulos. Mas se espera que esse volume aumente se houver uma convergência entre o Gutenberg e o OLPC.



O motivo do encontro foi buscar uma convergência entre os dois projetos. E uma maneira simples dos alunos fazerem download e acessarem esse material.


A colocação de livros brasileiros com direitos autorais vencidos no Gutenberg é uma das áreas em que os desejosos de colaborar com o OLPC Brasil podem trabalhar desde já.


NOVAS DEMOS DE SOM

Barry Vercoe e Simon Schampijer, montaram um servidor de audio usando o sistema CSOUND (oficial do OLPC) e agora existem novas demos de músicas tocadas pelos micros na área de recepção do escritório do projeto.

SIMULADOR

Marco Gritti e Dan Williams estiveram trabalhando duro esses dias para aperfeiçoar um simulador do micro OLPC usando tecnologias como Matchbox (um gerenciador de janelas do Nokia 770), o Libwnck e Xephyr. Isso evitaria a nescessidade de se rodar os testes das aplicações (atividades) no laptop..

SAN DIEGO

Demo.png

Nicholas Negroponte foi o principal conferencista da National Education Computing Conference (NECC) promovida pela International Society for Technology in Education's (ISTE) em San Diego. Mais de 6.000 professores de várias partes do mundo estiveram presentes.

Barry Vercoe e Simon Schampijer fizeram demos de duas aplicações com música que usa a tecnologia Mesh (que liga um micro a outro que esteja perto): “Walk Among the Music” e “Sound Match. Dan Williams mostrou o Sugar rodando numa placa-mãe. Teve também uma demo do protótipo rodando o Fedora (sistema operacional base do Sugar).

Cristiana Mattos Assumpção, coordenadora de Tecnologia na Educação do Colégio Bandeirantes de São Paulo esteve presente e comentou numa das "listas" do OLPC Brasil:

"Acabei de voltar de San Diego, onde tive o privilégio de ver a palestra do Nicholas Negroponte. Inclusive, aproveitei para gravá-la e disponibilizei-a na minha página Multiply para quem quiser ouvir na íntegra. Pelo que ele falou, realmente o plano é para 2007 mesmo, depois do governo aprovar. Parece que nossa parceria está quase certa, pois ele mencionou na palestra 4 parceiros iniciais já comprometidos: Brasil, Argentina, Tailândia e mais um (agora acabei de esquecer). Ele mostrou o novo protótipo. Infelizmente não consegui ver a exposição deles, pois ficaram presos na alfândega voltando do Egito, e eu fiquei no congresso em atividades até tarde, e quando tentei ir ver a exposição, já havia fechado.

Acho que nós já podemos nos concentrar em criar conteúdos e aplicativos para ajudar essas crianças e professores, pois a maioria não vai saber usar da melhor maneira esse recurso, e vamos ter que criar modelos de excelência e material que os guie passo a passo, para todos realmente tirarem o melhor proveito do recurso."

Está disponível o video de uma demo semelhante a que houve (sobre o Fedora rodando no micro OLPC). Essa foi em Nashiville, no RedHat Summit e pode ser vista nessa página

(Imagem extraída do vídeo linkado)

MUITO POSITIVO

Positivo.png

O Grupo Positivo manisfestou seu apoio ao projeto OLPC e espera colaborar com algum conteúdo a ser acessado no formato mais adequado ao OLPC.

Entre outras coisas, o grupo é o editor do Dicionário Aurélio. Será que teremos uma versão do Aurélio para a comunidade OLPC?

(Imagem extraída do site da empresa)

"Amiko" É PRA ESSAS COISAS

Sabe aquelas coisas de "ver os arquivos numa dada pasta", "mudar a resoluçao da tela", "ver quanto de carga tem na bateria" etc? Benj. Mako Hill e Nathan Keyes estão trabalhando numa interface que tornará isso fácil para crianças. A idéia é criar um personagem chamado Amiko - palavra em esperanto - que possa ser "chamado" para ajudar. O mais divertido é que o personagem pode ser customizado mudando sua aparência. Cada um vai ter seu próprio "amiko". Breve.

COMENTÁRIO DE VALOR ?

O jornal Valor Econômico publicou em sua edição de 9 de julho ampla matéria sobre o projeto OLPC e outros PCs de baixo custo. Vale a pena, pelo link, você ler a parte da matéria que saiu on line.

Um comentário,na matéria, diz: "Viajando por países como Argentina, China, Nigéria e Tailândia, Negroponte aguarda ansioso o desenrolar da situação. Nada mais difícil para um nome respeitado, mas que um dia já previu que CD-ROMs seriam comestíveis e monitores substituídos por tintas que refletiriam o conteúdo de um PC."

HELLO, MR. WALTER or Good to know that we are not alone...

Walter.jpg

Walter Bender, presidente para software e conteúdo da OLPC Inc. e que, de setembro de 2000 até janeiro de 2006, foi diretor executivo do MIT Media Lab., lia esse boletim no mesmo instante em que o editávamos. E deu uma "mãozinha" corrigindo alguns erros nossos. E era no domingo a tarde ... Bom, às vezes, saber que não estamos sozinhos...

By the way: Mr. Walter já esteve no Brasil várias vezes, inclusive dando uma palestra na FIESP. Dê uma olhada nesse seu paper.






Se você quer voltar para a página principal do OLPC Brasil vá pelo link: OLPC Brazil