Atividades de Arte segundo PCN

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska


Conheça habilidades e atividades na área de Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação brasileiro.

Página principal da base de dados de atividades

Habilidades a desenvolver

  1. Interagir com material, instrumentos e procedimentos variados em artes.
  2. Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas.
  3. Compreender e saber identificar a arte como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas.
  4. Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, indagando, discutindo, argumentando e apreciando a arte de modo sensível.
  5. Identificar e compreender a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo própria experiência de aprendiz aspectos do processo percorrido pelo artista.
  6. Buscar e organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos e acervos, reconhecendo e compreendendo a variedade de produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.

Atividades sugeridas

  1. Composição visual
  2. Elementos da linguagem visual. Cor, forma, textura...
  3. Princípios da linguagem visual
  4. Vídeos artísticos
  5. Vídeos documentários com artistas.

Bibliografia

  1. Fundação Victor Civita. edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais.