Atividades de Geografia para 1º e 2º ciclos

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska


Conheça habilidades e atividades na área de Geografia, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação brasileiro.

Página principal da base de dados de atividades

Objetivos gerais da área

Espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de:

  1. conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
  2. identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
  3. conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
  4. compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
  5. compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
  6. conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
  7. orientá-los a compreender a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
  8. saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
  9. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.

Habilidades a desenvolver

Os alunos dos dois primeiros ciclos devem desenvolver as seguintes habilidades em Ciências:

Responda:

a) Quais são as partes que formam nosso corpo?

________________________________________________________

b)O que há na cabeça?

________________________________________________________

c)Como é formado o tronco?

________________________________________________________

d)Quais os membros superiores e inferiores?

Membros superiores:____________________________________

Membros inferiores:_____________________________________

Complete: O nosso.....................................é formado por..................

e ............................................

Todos os...........................do.............................................

formam o ..........................................

O esqueleto...........................o nosso................................

Marque com (X) as afirmações corretas:

( ) O esqueleto não sustenta o nosso corpo.

( ) Os ossos sadios crescem.

( ) Os ossos são as partes duras do nosso corpo.

( ) O esqueleto tem mais de 300 ossos.

( ) Para manter os ossos fortes temos que nos alimentar bem, fazer exercícios e tomar sol pela manhã.


No segundo ciclo (5ª a 8ª séries)

  1. Os alunos devem reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza nas diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
  2. Identificar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade; perceber como são as relações de trabalho, as construções e moradias, os hábitos, o lazer e a cultura.
  3. Conhecer as relações entre o mundo urbano e o rural e os contatos que sua coletividade estabeleceu com as de outros lugares no passado e e permanecem no presente.
  4. Saber o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas e rurais e na vida em sociedade.
  5. Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais.
  6. Saber empregar a observação, a descrição, o registro, a comparação, a análise e a síntese no uso das informações de fontes escritas e de imagens.
  7. Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, sabendo indicar direção, distância e proporção. Os mapas são as ferramentas básicas da Geografia. Copiar e colorir mapas, escrever nomes de rios e cidades ajuda a memorizar e ensina a representar o espaço geográfico.
  8. Valorizar o uso da tecnologia para preservar o ambiente e melhorar a qualidade de vida.
  9. Ter uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável.
  10. Respeitar os modos de vida de diferentes grupos sociais; saber como se relacionam com o espaço e a paisagem onde vivem.
  11. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e épocas.


Cadê as atividades?????????????

Atividades sugeridas

  1. Criação de reportagens no Squeak com grupos de regiões diferentes do Brasil. Os alunos devem colocar fotos, vídeo de habitantes do local, etc. Podem filmar o relevo e a vegetação.
  2. Podem colaborar para a Wikipedia, nos dados do seu município.sim

Bibliografia

  1. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
  2. Fundação Victor Civita. edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais.