Atividades de Geografia para 3º e 4º ciclos

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska


Conheça habilidades e atividades na área de Geografia, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação brasileiro.

Página principal da base de dados de atividades

Objetivos gerais da área

Espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de:

  1. conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
  2. identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
  3. conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
  4. compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
  5. compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
  6. conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
  7. orientá-los a compreender a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
  8. saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
  9. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.

Habilidades a desenvolver

Os alunos dos dois primeiros ciclos devem desenvolver as seguintes habilidades em Geografia:

  1. Os alunos devem reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza nas diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
  2. Identificar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade; perceber como são as relações de trabalho, as construções e moradias, os hábitos, o lazer e a cultura.
  3. Conhecer as relações entre o mundo urbano e o rural e os contatos que sua coletividade estabeleceu com as de outros lugares no passado e e permanecem no presente.
  4. Saber o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas e rurais e na vida em sociedade.
  5. Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais.
  6. Saber empregar a observação, a descrição, o registro, a comparação, a análise e a síntese no uso das informações de fontes escritas e de imagens.
  7. Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, sabendo indicar direção, distância e proporção. Os mapas são as ferramentas básicas da Geografia. Copiar e colorir mapas, escrever nomes de rios e cidades ajuda a memorizar e ensina a representar o espaço geográfico.
  8. Valorizar o uso da tecnologia para preservar o ambiente e melhorar a qualidade de vida.
  9. Ter uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável.
  10. Respeitar os modos de vida de diferentes grupos sociais; saber como se relacionam com o espaço e a paisagem onde vivem.
  11. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e épocas.

Atividades sugeridas

  1. Criação de reportagens no Squeak com grupos de regiões diferentes do Brasil. Os alunos devem botar fotos, vídeo de habitantes do local, etc. Podem filmar o relevo e a vegetação.
  2. Podem colaborar para a Wikipedia, nos dados do seu município.

oi hu 0-=

Bibliografia

  1. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
  2. Fundação Victor Civita. edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais.