Cartoon Builder: Lesson 1/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Tradução de Cartoon Builder: Lesson 1 original  
     +/- alterações  

Plano de Aula 1: Explore Animações com o Construtor de Desenhos Animados

Tagline-olpc.jpg

Você gosta de desenhos animados? Quem são os seus personagens favoritos?

Um desenho animado é feito de uma série de desenhos com pequenas diferenças, de tal modo que, quando vistos rapidamente, parecem estar em movimento. Esse movimento é chamado animação.

Experimente o Construtor de Animações para aprender mais sobre como funciona uma animação.

  1. Abra o Centro de Atividades MaMaMedia na tela inicial do XO.
  2. Abra o Construtor de Animações a partir do Centro de Atividades MaMaMedia.
  3. Um alienígena do espaço aparece na atividade. Você pode brincar com esse personagem, ou pode escolher um diferente, usando o Seletor de Personagens (à direita). Clique nas setas para ver outros pernonagens.
  4. Depois de escolher um personagem, decida quais dos 6 movimentos que você gostaria que seu personagem tenha.
  5. Clique na primeira caixa no filme no topo da tela, depois clique em uma imagem da galeria de poses à esquerda. A imagem que você escolher aparecerá na primeira caixa. Repita este processo para todas as seis caixas.
  6. Clique na seta Play que está abaixo da figura grande para animar seu desenho.
  7. Explore os fundos e sons à esquerda da tela. Clique nas setas para ver mais fundos e ouvir outros sons.
  8. Guarde a sua animação quando estiver satisfeita com ela. Clique no botão "Salvar" (disco) no canto superior direito da tela. Dê um nome que você se lembre, como “Animação1” e clique “Salvar.”
  9. Para encontrar “Animação1” mais tarde, clique no botão “Abrir” (pasta) no canto superior direito (próximo a “Salvar”). Clique “Animação1” na lista para carregar a sua animação no Construtor de Desenhos Animados.
  10. Compartilhe seus desenhos animados com colegas de classe, e veja os feitos por eles. Converse sobre a construção de animações. O que foi difícil? O que foi divertido? O que você aprendeu?
  11. Registre as idéias tidas na sua sala, usando a atividade “Escrever” no seu XO. Se você tiver papel de cartaz, pode criar um conjunto de ‘Dicas de Construção de Desenhos Animados’ para colocar na parede.