Exploring XO: Tab 5/lang-pt

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Tradução de Exploring XO: Tab 5 original  
  Exploring XO: Tab 5/translations   +/- alterações  
This is an on-going translation

Tagline-olpc.jpg

Tab 5: Sobre

Filosofia Educacional e Princípios de Desenho

As atividades MaMaMedia são baseadas em quebra-cabeças, brinquedos eletrônicos e ferramentas de criatividade do MaMaMedia.com, um premiado website para crianças. As atividades originais foram adaptadas para alavancar as singulares características tecnológicas e sistema operacional do laptop XO, incluindo a camera incorporada, as ferramentas de desenho e escrita e a rede mesh.

Cada atividade é produzida para realçar os nossos já estabelecidos princípios de desenho educacional, para crianças aprenderem e explorarem idéias, expressarem-se, e compartilharem entre si projetos com uso de mídia e ferramentas digitais.

"Se as crianças do mundo crescerem usando atividades como essas, elas serão menos passivas e não somente consumidoras de mídia, tornando-se aprendizes ativos e criativos, masi como criadores de mídia."
- Dr. Idit Harel Caperton, Presidente and Fundadora da MaMaMedia e da World Wide Workshop Foundation.

Baseada no seu trabalho no MIT Media Lab com os inventores Nicholas Negroponte e Walter Bender, e sua pesquisa com Seymour Papert e sua equipe no Lab nos anos 80 e 90, Dr, Idit Harel Caperton, autora do livro Children Designers acredita que:

“Se crianças jovens vêem a tecnologia do seu laptop como lápis-e-papel logo no começo, e se elas experimentam a internet brincando com pinturas, contas, areia, blocos ou argila, elas aprenderão as habilidades — de como explorar o mundo à sua volta, como expressar-se claramente e participar do mundo da Internet, e como compartilhar suas idéias usando mídia digital nos seus laptops. Equipadas com essas habilidades, as crianças também ganham autoconfiança para construir seus mundos usando tecnologia de mídia digital, e liderar em suas comunidades.”

A World Wide Workshop Foundation é dedicada a reduzir a exclusão digital, empoderando as crianças com as habilidades da vida e conhecimento tecnológico para criar meios, explorar a web para obter informação, e contribuir para as comunidades informacionais, usando mídia e ferramentas disponíveis na web.

“Sabemos que essas habilidades não são apuradas num dia; leva tempo para se tornar um blogger, wiki-writer ou programador de jogos eficaz. Mas com dedicação, apoio e acesso a oportunidades, e aprendizado adequado — acreditamos que isso possa se tornar realidade para todas as crianças e jovens em um futuro próximo. Não é que vão deixar de ser consumidores de mídia, mas queremos que crianças comecem cedo e cresçam com a expectativa de passar para um nível acima e além do consumo de mídia, e se tornem líderes tecnológicos para causas educacionais e sociais que são lhes relevantes e às pessoas em suas comunidades", disse Idit Harel Caperton.

Todas as aplicações MaMaMedia/OLPC são programadas em Python e desenhadas para funcionar nos laptops XO com a interface Sugar. Desenvolvedores usem as linguagens, bibliotecas e ferramentas que sejam suportadas e recomendadas para o XO e Sugar. As aplicações são pequenas em tamanho para assegurar o carregamento eficiente, o desempenho técnico e a experiência de usuário satisfatórias nos laptops usados em todas as localidades onde serão distribuídos (comunidades rurais e países em desenvolvimento).

Finalmente, este é um projeto de código aberto, em espírito e na prática. E como tal, todo o trabalho de desenvolvimento desenvolvimento será regularmente documentado em um wiki. A documentação incluirá os relatórios de status de versão e um completo, bem organizado e bem comentado conjunto de arquivos de código-fonte para cada versão (de tal maneira que futuros educadores e desenvolvedores possam rever, usar ou até mesmo expandir).

Nós somos uma equipe pequena. Se você está interessado em ajudar nossa pequena equipe e contribuir para esse projeto, mande um email para: info@WorldWideWorkshop.org.