Game Jam Brasil/Como fazer

From OLPC
Jump to: navigation, search

Como organizar um Game Jam Brasil

Sobre este documento

O objetivo deste é prover os passos básicos para a organização de um Game Jam Brasil. Este documento está em constante atualização de acordo com experiências vividas pelas comissões organizadoras dos eventos ocorridos e de outras experiências relevantes ao evento. Este, ainda, limita-se ao Game Jam Brasil pois espera-se conter aspectos singulares de eventos no Brasil em relação a outros países (por exemplo, no Brasil uma competição como esta ter um preço de inscrição semelhante ao ocorrido nos EUA é impraticável). Entretanto este documento pode ser traduzido para auxiliar em outros eventos pelo mundo.

Avaliação dos jogos

Utilizar crianças como juízes para a avaliação pode ser interessante. No GJB São Carlos foi distribuído estrelas adesivas para as crianças que circularam livremente pelas mesas, em uma sala, com os jogos em cada XO. A criança ia até uma mesa, jogava e dava quantas estrelas achava que o jogo merecia em uma cartolina preparada pela equipe desenvolvedora. Talvez poderia organizar as crianças para não ter algumas que no final não tenham jogado todos os jogos.

Premiação

Um prêmio é sempre um incentivo, e o prêmio adotado em geral nos Game Jams mundiais é um XO para o jogo vencedor, de acordo com os critérios estabelecidos.