Manutencao

From OLPC
Jump to: navigation, search

GoogleTrans-pt -English -español -français -中文(中国大陆)‎ -中文(台灣)‎ -hrvatski -čeština -dansk -Nederlands -suomi -Deutsch -Ελληνικά -हिन्दी -italiano -日本語 -한국어 -norsk -polski -български -română -русский -svenska


Visando a manutenção corretiva das máquina, foi executada a desmontagem minuciosa de uma versão "B2" com o respectivo detalhamento das etapas. A necessidade de troca de dispositivos ao longo da possível aquisição dos computadores é inevitável e a descrição e distribuição dos procedimentos vai de encontro a lógica que engloba todo o projeto. Este espaço está em constante atualização.

Mauricio Watanabe Ribeiro / Ricardo Pereira

Troca do TouchPad

O computador deve permanecer fechado no inicio do processo. Ele só deverá ser aberto no momento apropriado, descrito neste tutorial, para a facilitar sua desmontagem. Antes de começar a desmontar escolha um espaço amplo e utilize uma bandeija, ou algo similar, para guardar as peças a medida que forem sendo retiradas. Parafusos diferentes devem ser guardados separadamente. Procurar só efetuar a desmontagem quando houver tempo e material disponível para que seje efetuada a montagem logo a seguir, ou o mais rápido possível.

1-Retirar a bateria do Laptop.
3-Retirar a tampa frontal superior do Laptop.
2-Retirar os parafusos de fixação posicionados atras da bateria.
4-Detalhe da tampa frontal superior retirada e os parafusos que devem ser retirados para liberar a alça superior.
6-Retirar hastes de fixação laterais.

5-Retirar a alça superior. Retirar os parafusos das hastes de fixação lateral



7- Destacar a parte inferior, que contem o teclado e o touchpad. Para tanto, soltar os quatro parafusos "phillips" na parte de metal.
9- Desconectar o cabo do teclado. Essa desconexão é a única necessária para que se desacople as duas partes do laptop.



8- Detalhe do desacoplamento da parte inferior.
10- Desencaixar o monitor do teclado e os dois parafusos do suporte lateral com numerações 3 e 4
12- Soltar os dois parafusos do teclado (numero 1 e 2). Desencaixar o flat do teclado. Retirar teclado. Obs: para retirar o flat, levantar a lingueta de fixação. Ver detalhe.


11- Detalhe do desacoplamento da parte inferior.Desencaixar suportes laterais. Para tanto, existem duas linguetas que devem ser precionadas para que ocorra o desencaixe.O acesso ás linguetas é feito na dianteira do laptop, precionando a junção entre a parte central (branca, que contém o touchpad) e a parte verde (que contem as laterais), sob a lingueta. Ver detalhes.



13-Retirar suporte inferior
15-Retirar placa intermediária, entre a placa de circuito e o touchpad.
14-Os parafusos que serão retirados nesta etapa são menores do que os outros, devendo ser guardados separados. Soltar parafuso da placa de circuito do touchpad. Soltar flats. Retirá-lo.


17- Ai esta seu touchpad, agora é só substitui-lo e montar novamente seu XO.
16- Retirar os botões do touchpad.







See also 
Manual/Insides for pictures