Atividades de Geografia segundo PCN: Difference between revisions
Jump to navigation
Jump to search
Meiradarocha (talk | contribs) m (→Bibliografia) |
m (categorization) |
||
Line 49: | Line 49: | ||
# [http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/pcn/pcn.html Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)] |
# [http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=/pcn/pcn.html Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)] |
||
# Fundação Victor Civita. [http://novaescola.abril.com.br/PCNs/pcn_indice.htm edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais]. |
# Fundação Victor Civita. [http://novaescola.abril.com.br/PCNs/pcn_indice.htm edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais]. |
||
[[Category:OLPC Brazil]] |
Revision as of 14:50, 6 January 2007
Conheça habilidades e atividades na área de Geografia, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação brasileiro.
Página principal da base de dados de atividades
Objetivos gerais da área
Espera-se que, ao longo dos oito anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de:
- conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
- identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
- conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
- compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
- compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
- conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
- orientá-los a compreender a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem, desde as imagens, música e literatura de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo que interprete, analise e relacione informações sobre o espaço;
- saber utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
- valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia.
Habilidades a desenvolver
Os alunos dos dois primeiros ciclos devem desenvolver as seguintes habilidades em Geografia:
No primeiro ciclo (1ª a 4ª séries)
- Saber observar como a sua comunidade lida com as diversas manifestações da natureza e compreender que elas, muitas vezes, determinam a maneira pela qual o espaço em que a criança vive é ocupado. Por exemplo, a orientação de um rio pode ser a principal causa da forma como a população se distribuiu na cidade.
- Conhecer e comparar a natureza da paisagem local com a de outros lugares.
- Reconhecer semelhanças e diferenças nas formas pelas quais os diferentes grupos sociais lidam com as manifestações da natureza, relacionando atitudes desses grupos com o trabalho, hábitos cotidianos e lazer. Um exemplo: o verão para os moradores da cidade pode significar que é chegado o período de férias, na praia. Na área rural, é a época das chuvas essenciais para a lavoura.
- Utilizando imagens e textos, observar e descrever a paisagem e conhecer pontos de referência para se deslocar com autonomia e representar os lugares onde vivem.
- Espera-se que eles adquiram uma atitude responsável em relação à preservação da natureza.
- Ser capazes de utilizar a linguagem oral e ilustrações para observar e descrever a paisagem.
No segundo ciclo (5ª a 8ª séries)
- Os alunos devem reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza nas diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os modos de vida no campo e na cidade; perceber como são as relações de trabalho, as construções e moradias, os hábitos, o lazer e a cultura.
- Conhecer as relações entre o mundo urbano e o rural e os contatos que sua coletividade estabeleceu com as de outros lugares no passado e e permanecem no presente.
- Saber o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes nas paisagens urbanas e rurais e na vida em sociedade.
- Entender algumas conseqüências das transformações da natureza causadas pelo homem, no local e em paisagens urbanas e rurais.
- Saber empregar a observação, a descrição, o registro, a comparação, a análise e a síntese no uso das informações de fontes escritas e de imagens.
- Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, sabendo indicar direção, distância e proporção. Os mapas são as ferramentas básicas da Geografia. Copiar e colorir mapas, escrever nomes de rios e cidades ajuda a memorizar e ensina a representar o espaço geográfico.
- Valorizar o uso da tecnologia para preservar o ambiente e melhorar a qualidade de vida.
- Ter uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando o direito de todos à vida em um espaço preservado e saudável.
- Respeitar os modos de vida de diferentes grupos sociais; saber como se relacionam com o espaço e a paisagem onde vivem.
- Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e épocas.
Atividades sugeridas
- Criação de reportagens no Squeak com grupos de regiões diferentes do Brasil. Os alunos devem botar fotos, vídeo de habitantes do local, etc. Podem filmar o relevo e a vegetação.
- Podem colaborar para a Wikipedia, nos dados do seu município.
Bibliografia
- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
- Fundação Victor Civita. edição simplificada dos Parâmetros Curriculares Nacionais.