O Wiki da OLPC

From OLPC
Jump to: navigation, search
  Esta página é controlada pela equipe OLPC.
  Tradução de The OLPC Wiki original  
   english | عربيپښتوбългарскиdeutschespañolfrançaiskreyòl ayisyenitaliano日本語한국어монголBahasa Melayuनेपालीnorskportuguêsromânăрусскийkinyarwandatürkçe中文繁體中文   +/- alterações  


Bem-vindo ao Wiki do One Laptop per Child , um website colaborativo sobre o projeto OLPC e communidades.
Nós temos 9,909 páginas em 30 línguas.

<imagemap> Image:Green_and_white_machine.jpg|200px|left rect 1 1 792 617 [1] desc none </imagemap>

One Laptop per Child é um projeto sobre a transformação da educação. É sobre dar às crianças que não têm a oportunidade para aprender sobre as oportunidades. É sobre acesso, sobre eqüidade, e é sobre dar um futuro claro e aberto à próxima geração de crianças do mundo em desenvolvimento.

Walter Bender, President of Software and Content, OLPC
Interview, 24 Apr 2007

A missão da associação One Laptop per Child é desenvolver um laptop — o "Laptop XO" — para revolucionar como educamos as crianças do mundo. Nossa meta é proporcionar às crianças em todo o mundo novas oportunidades para explorar, experimentar e expressar-se.

Por que as crianças de países em desenvolvimento precisam de laptops? Laptops são uma janela e uma ferramenta: uma janela para o mundo e uma ferramenta com o que pensar. Eles são um meio maravilhoso para todas as crainças aprenderem a aprender através de interações e explorações independentes.

Novidades (em inglês)


Distribuições

  • O Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou que financiará um projeto piloto para testar se a computação 1:1 pode melhorar o ensino e aprendizado em escolas do Haiti (o país mais pobre do Hemisfério Ocidental). O BID fará uma doação de US$3M para o projeto piloto, que distribuirá laptops XO para 13.200 alunos e 500 professores em 60 escolas primárias haitianas. A Fundação OLPC contribuirá com XOs através do programa Give One Get One.
  • Leia sobre OLPC no blog Teaching Matters do New York Times .
  • Lançamos a Ship2.2 (Build 656). (veja a Olpc-update com relação a como atualizar seu laptop para a versão mais recente.)
  • Nosso Projeto Mongolia é a primeira distribuição tornada possível pela generosidade dos participantes do programa Give One Get One. Muito obrigado, em nome da OLPC e das crianças mongóis, àqueles que contribuiram através do programa.
  • So easy a child could do it — funcionários das escolas de Birmingham, Alabama participam de um workshop da OLPC para saber mais sobre o XO.
  • A CNN tem um maravilhoso artigo AP sobre como o laptop XO e a OLPC estão transformando uma remota vila Peruana.
  • De 2007: Uruguay inicia a distribuição dos laptops produzidos em série Próxima parada: Peru.


Desenvolvimentos

Na mídia


Envolva-se

OLPC é movida e suportada por sua comunidade de milhares de participantes, criadores e educadores.

Se você tem uma idéia ou projeto interessante, ou quiser iniciar um grupo OLPC local, você pode pedir um XO através do nosso programa de contribuidores e desenvolvedores. Você pode ainda emular nosso ambiente Sugar no seu PC.

Ainda que a maioria das oportunidades de se envolver acontecem através da nossa comunidade, existem algumas ofertas correntes de emprego específicas.

Saiba mais

<imagemap>

Image:Support-banner-square.png|173px|community support pages rect 0 0 135 204 [2] rect 135 0 345 204 Support FAQ rect 0 205 135 408 [3]

  1. Comment : there's some whitespace here:

rect 135 205 345 408 Other support

  1. maybe desc none is better. testing.

desc none

</imagemap>

Você pode ler mais e discutir novas idéias sobre hardware, software, educação e conteúdo; A interface do XO, Sugar, tem suas próprias instruções de interface. Existem também páginas de discussão sobre problemas de distribuição e discussões específicas dos países.

Nossos cinco princípios fundamentais
A Criança é a Proprietária: Eu uso meu XO como meu par de sapatos.
Idades Baixas: Eu tenho bons sapatos XO para uma longa caminhada.
Saturação: Uma educação saudável é uma vacina; ela atinge a todos e protege contra a ignorância e a intolerância.
Conexão: Quando falamos juntos, permanecemos juntos.
Livre e de Código Aberto: Dê-me um ambiente livre e aberto e aprenderei e ensinarei com alegria.

Sobre este wiki

Este wiki é uma ferramenta para a comunidade, para compartilhar informação sobre seu trabalho e projetos, para trocar idéias e ter feedback dos que por aqui passam, e para prover um espaço compartilhado para pessoas que trabalhem em muitos aspectos da educação, que discutem como melhorar a educação e construir comunidades informadas através de uma melhor colaboração e conexão.

Artigos e projetos relacionados são bem-vindos aqui, de técnicos a epistemológicos. Cada página convida a comentários; você pode discutir nas páginas usando a aba discussão que está no topo de cada página. Se wiki é uma novidade para você, veja Wiki getting started para um tutorial. Para um bom estilo wiki e instruções para edição, veja OLPC:Wiki. Por favor, crie uma conta e junte-se a nós.

Páginas com o banner verde {{OLPC}} no topo — como esta — são mantidas pela equipe OLPC e representam o estado atual do projeto; outras páginas podem estar ligeiramente desatualizadas. Você é bem-vindo para editar e acrescentar informações às páginas mantidas pela organização.


Sobre o projeto no Brasil

Para saber mais sobre como o projeto vem acontecendo no Brasil, visite a página OLPC Brasil